Dunlop inaugura sua primeira fábrica no Brasil

 

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Agora como Sumitomo Rubber do Brasil, a produtora dos pneus Dunlop, uma das marcas pioneiras no desenvolvimento de pneumáticos do mundo, inaugurou nesta semana a sua primeira fábrica no Brasil instalada no município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba (PR). Com um investimento de R$ 750 milhões, a unidade produtiva fortalece a empresa no cenário automotivo nacional, que antes importava os produtos comercializados no Brasil.

As obras, que empregaram mais de 1.000 colaboradores, tiveram início em fevereiro de 2012 e foram concluídas em abril de 2013. Até o final de 2013, a expectativa é produzir dois mil pneus / dia para carros de passeio, SUVs e vans, porém, a capacidade instalada na fábrica em seu pico de produção nessa primeira fase será de 15 mil pneus / dia. A empresa espera atingir este número até o final de 2015 e gerar 1500 vagas até 2017.

A produção, neste primeiro momento, será destinada para o abastecimento do mercado de reposição, a partir de uma rede de distribuidores que contam com lojas próprias e Centros de Distribuição com cobertura em todo o Brasil.

Para os próximos anos, os planos da Sumitomo Rubber do Brasil incluem um estudo para a produção de pneus para veículos de carga, exportação para países da América Latina, importação de pneus para motos de alta cilindrada e o início do fornecimento para o mercado de equipamento original – montadoras, que já está em fase de implantação com a realização de testes.

“A fábrica de Fazenda Rio Grande vai atender inicialmente as demandas do mercado interno provenientes dos pontos de revenda e das montadoras, inclusive já estamos em negociação com algumas fabricantes para o fornecimento de equipamento original”, comenta Renato Baroli, gerente sênior de vendas e marketing da Dunlop.

A fábrica está instalada em um terreno de 500 mil m², onde 84.565 m² representam a área construída, podendo, em longo prazo, ser ampliada. Entre os produtos fabricados na planta, destacam-se os próximos lançamentos da marca no Brasil: o pneu SP Touring, que substitui o EC201, e o Le Mans 704, nova versão do Le Mans 703, produto este que leva o nome da tradicional corrida 24 horas de Le Mans, onde a marca Dunlop se consagrou recordista de vitórias.

Uma das grandes novidades da unidade fabril é a presença do sistema  “Tayo” em 100% da linha de produção, que se destaca pela alta tecnologia para a produção de pneus radiais a partir de uma carcaça sem emenda. Além disso, a planta industrial conta com zero emissão de poluentes, resultado de modernos processos de fabricação e controle de emissões atmosféricas. Entre eles, destacam-se a estação de tratamento de água, garantindo que o líquido descartado seja 100% tratado, além de projetos de incentivo à coleta seletiva de lixo.

As expectativas são promissoras: a Dunlop quer ampliar a participação no mercado de pneus de passeio e veículos de carga, visando tornar-se uma referência no cenário brasileiro. Além disso, o objetivo é aumentar o número de lojas abertas no país para 150 unidades de passeio e 20 truck centers até 2015. Hoje, a marca conta com 40 lojas oficiais e cinco truck centers por todo Brasil.

 

Dados Relevantes

Investimento: R$ 750 milhões

Produção: 2 mil pneus / dia, atingindo 15 mil pneus / dia em 2015

Geração de Empregos: 1500 empregos diretos até 2017. Cadastro de currículos através do site www.dunloppneus.com.br

Terreno: 500 mil m²

Tamanho da fábrica: 84.565 m²

Empregos durante as obras: 1000 vagas

Tempo de obra: 1 ano e 2 meses (início em fevereiro de 2012 e conclusão em abril de 2013