Felipe Massa é o destaque da Stock Car em Interlagos

A Stock Car Pro Series vem escrevendo uma temporada verdadeiramente histórica, empolgante e imprevisível em 2023. O quinto capítulo desta grande jornada foi completado na tarde deste domingo, 9 de julho, no mais icônico palco do automobilismo nacional. Interlagos foi o cenário de um fim de semana dominante para o argentino Matías Rossi, que venceu uma emocionante primeira prova da etapa depois de ter largado na pole position com o Toyota Corolla da Full Time Sports.

Foi a terceira vitória de Rossi na categoria, sendo a segunda em Interlagos. Em seguida, a Stock Car alcançou a marca de 150 corridas disputadas na pista paulistana com vitória do ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta (Corolla da RCM Motorsport) depois de um final eletrizante.

Mas foi Felipe Massa o nome que chamou a atenção neste dia. O ex-ferrarista alcançou em Interlagos algumas das maiores glórias da sua carreira, como as duas vitórias no GP do Brasil de Fórmula 1. Mas o vice-campeão mundial em 2008 vinha buscando o primeiro pódio desde sua estreia na categoria, em 2021.

Neste fim de semana, de uma só vez ele cravou dois pódios ao finalizar no terceiro lugar na primeira prova e em segundo na Corrida 2. Além de Matías Rossi, Ricardo Zonta e Felipe Massa, quem também escalou o pódio nesta tarde foi Felipe Baptista, segundo colocado na primeira disputa do dia com o Chevrolet Cruze da KTF.

As duas corridas foram marcadas por batalhas cinematográficas. A primeira prova teve um dos pontos altos a disputa entre Felipe Massa, Nelsinho Piquet (Crown Racing) e Ricardo Zonta, três ex-Fórmula 1, quando o piloto da Lubrax Podium era o melhor colocado na pista, em segundo.

Depois, outro duelo espetacular, entre Guilherme Salas (KTF) e Rubens Barrichello (Mobil Ale) pelo décimo lugar, posição que valeu também a primeira colocação do grid da Corrida 2. O bicampeão da Stock Car levou a melhor e cruzou a linha de chegada apenas 0s012 à frente de Salas, garantindo o top-10.

Além do pódio formado por Matías Rossi, Felipe Baptista e Felipe Massa, a prova teve Nelson Piquet Jr. em quarto e Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições) em quinto. Ricardo Zonta foi o sexto, seguido por Daniel Serra (Eurofarma RC), Thiago Camilo (Ipiranga Racing) e Gianluca Petecof (Full Time Sports), além de Rubens Barrichello em décimo.

 Interlagos

A histórica e aguardada corrida que marcou o desfecho da etapa em Interlagos teve Zonta como grande estrela. Na largada, o paranaense deu o ‘pulo do gato’ e subiu de quinto para primeiro antes do S do Senna.

Gaetano Di Mauro também avançou importantes posições, de sexto para segundo, enquanto Felipe Massa passou de sétimo para terceiro, seguido por Piquet Jr., enquanto Rubens Barrichello caiu para quinto e, no fim da primeira volta, Matías Rossi já figurava em sexto.

A corrida 150 da Stock Car no solo sagrado do esporte a motor nacional teve uma bela disputa pela liderança envolvendo Gaetano, Massa e Zonta. O piloto da Hot Car acionou o botão de ultrapassagem, superou Felipe e colocou lado a lado com o dono do Toyota Corolla #10 no S do Senna.

Experiente, Zonta se defendeu bem e manteve a liderança. Logo depois, o safety-car interveio em razão do incêndio no Chevrolet Cruze de Diego Nunes (Blau Motorsport), substituto de Felipe Fraga nesta etapa.

Zonta seguiu na liderança e fez o pit-stop obrigatório na última volta de prova. O curitibano voltou logo à frente de Felipe Massa, mas sustentou a dianteira antes de vencer pela nona vez na carreira e a primeira na temporada.

Matías Rossi completou um grande domingo com mais um pódio, em terceiro, atrás de Felipe e à frente de Nelsinho Piquet. Daniel Serra terminou em quinto, enquanto Rubens Barrichello foi o sexto, em resultado com quatro ex-Fórmula 1 entre os seis melhores colocados. O top-10 foi completado por Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Dudu Barrichello (Mobil Ale) e Átila Abreu (Pole Motorsport).

“Foi sensacional”

Em sua terceira temporada completa como piloto na Stock Car e agora com 59 corridas pela categoria, o piloto da Lubrax Podium viu sua estrela brilhar pra valer neste domingo para conquistar pódios que, na sua visão, simbolizam um divisor de águas na temporada.

“Foi sensacional. Mostramos que daqui até o fim do ano será outra história. E mais feliz ainda por marcar dois pódios seguidos. Tivemos até a chance de não colocar combustível na parada e tentar arriscar, como alguns fizeram e deu certo. Mas valeu demais pelo trabalho duro da equipe e vamos lutar para buscar mais pódios na temporada. Essa pista é muito especial, tem algo diferente aqui”, comemorou Felipe.

Vencedor da Corrida 1, Matías Rossi exaltou a grande forma em Interlagos depois de ter liderado os dois treinos livres e os três segmentos da sessão classificatória, complementando uma forte jornada em São Paulo com dois pódios e a maior pontuação da etapa.

“Muito feliz. Foi uma corrida muito boa para nós, com um carro que funcionou muito bem, com ritmo muito forte. Foi uma prova rápida, de muito push. Tive um pouco de sorte na segunda prova com o safety-car, de modo que durante a janela não precisamos colocar combustível. Terminar em primeiro e terceiro é algo extraordinário. Trabalhamos muito e tivemos uma performance muito boa aqui. A Stock Car é muito difícil, com grandes equipes e grandes pilotos, então temos de seguir trabalhando”, declarou o vencedor da Corrida 1.

Por sua vez, Ricardo Zonta voltou ao topo do pódio, posição que não frequentava desde a Corrida 1 da etapa do Velocitta no ano passado, em maio. A conquista deste domingo foi especial por ter sido em uma prova histórica e de alta intensidade. Foi a quarta vitória do paranaense em Interlagos, repetindo feito alcançado também nos anos de 2013, 2018 e 2020.
“Foi muito legal! E foram corridas muito disputadas, com safety-cars na segunda prova. Isso acabou nos ajudando, porque tínhamos de abastecer e acabamos por não colocar combustível. Isso me ajudou muito e consegui ficar na frente. Arriscar naquela saída de box fez a diferença para que terminássemos em primeiro. Foi maravilhoso”, afirmou.

Novo  líder

Em fim de semana especialmente difícil para Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel), que terminou as corridas do domingo em 23º e 22º, Thiago Camilo reassumiu a liderança do campeonato. O piloto da Ipiranga Racing marcou, além do oitavo lugar na primeira prova, o 13º na segunda disputa e somou pontos suficientes para avançar à primeira colocação, situação já ocorrida depois da etapa de Tarumã, em maio.

Thiago soma agora 151 pontos, contra 134 de Casagrande. Quem encostou em Gabriel foi Daniel Serra, que está em terceiro, com 131. Cesar Ramos caiu para o quarto lugar, e Rubens Barrichello é o quinto, com 108. Ricardo Zonta pegou o ‘elevador’ e ganhou seis posições na tabela, subindo de 12º para sexto, com 104. Guilherme Salas tem 96 pontos, um a mais que o companheiro de equipe Felipe Baptista. Rafael Suzuki aparece em nono, com 93, e Ricardo Maurício caiu cinco posições e é o décimo, com 92 pontos.
Matías Rossi, o Vivo Man of Race por ter somado o maior número de pontos neste domingo (50, ou 89% da pontuação em jogo), também deu um grande salto na tabela. O argentino ganhou dez posições e saiu de 25º para 15º no campeonato, agora com 76 tentos.
A temporada 2023 da Stock Car volta a acelerar dentro de quatro semanas, entre 4 e 6 de agosto, com a disputa da sexta etapa do campeonato, marcando a metade do calendário. A rodada vai acontecer no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Stock Car Pro Series, temporada 2023, etapa 5, Interlagos
Corrida 1

1º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), 18 voltas em 32min06s754
2º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 2s043
3º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 5s593
4º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 12s255
5º – Gaetano Di Mauro (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), a 17s265
6º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 18s805
7º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 21s549
8º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 22s820
9º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 23s233
10º – Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 24s725

Corrida 2
1º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 15 voltas em 32min39s003
2º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), a 0s651
3º – Matías Rossi (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 1s951
4º – Nelson Piquet Jr. (Crown Racing/Toyota Corolla), a 3s926
5º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 6s107
6º – Rubens Barrichello (Mobil Ale/Toyota Corolla), a 6s113
7º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 6s785
8º – Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 7s060
9º – Dudu Barrichello (Mobil Ale /Toyota Corolla), a 10s162
10º – Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 10s776

Classificação do campeonato depois de cinco etapas
1º – Thiago Camilo, 151 pontos
2º – Gabriel Casagrande, 134
3º – Daniel Serra, 131
4º – Cesar Ramos, 114
5º – Rubens Barrichello, 108
6º – Ricardo Zonta, 104
7º – Guilherme Salas, 96
8º – Felipe Baptista, 95
9º – Rafael Suzuki, 93
10º – Ricardo Maurício, 92