Focus Elétrico começa a ser produzido

Finalista como “Carro do Ano” nos Estados Unidos, o Focus passa a ser produzido neste mês também com opção de motor totalmente elétrico para o mercado norte-americano. O Focus Electric 2012 é o primeiro carro para cinco passageiros a atingir uma economia de energia equivalente a mais de 42,5 km/l, a maior da categoria.

Outro avanço do Focus Electric é que ele é o primeiro do segmento a dispor de carga rápida, feita na metade do tempo dos modelos disponíveis no mercado. Oferece ainda mais que o dobro de autonomia por carga de seus concorrentes.

O Focus Electric está comandando a transformação da linha Ford. Em 2012, um terço dos veículos da marca terão consumo na faixa de 17 km/l, mostrando o seu compromisso em oferecer poder de escolha para os consumidores que buscam eficiência energética.

Apesar da relativa estabilidade no preço da gasolina, a economia de combustível está no topo das considerações de compra dos veículos novos. Pesquisas mostram que, para cerca de 45% dos consumidores americanos, ela já é a principal razão de compra. O estilo vem depois e apenas 16% dos participantes afirmaram que ele é o item mais importante na escolha de um carro.

PARCERIA MICROSOFT. O Focus Electric traz um equipamento de recarga econômica inteligente, desenvolvido em parceria com a Microsoft. Esse sistema vai ajudar os proprietários a recarregar o veículo utilizando os horários em que a tarifa de energia nos Estados Unidos é mais barata.

O Focus Electric foi projetado para oferecer uma autonomia capaz de cobrir a maioria das necessidades de deslocamento diário dos americanos. A sua economia de energia, equivalente a 42,5 km/l, supera todos os outros veículos elétricos com capacidade para cinco passageiros.

Ele será o primeiro carro elétrico a oferecer carga rápida em tomadas de 240 V, que os consumidores poderão instalar em casa. A recarga da bateria leva pouco mais de três horas, metade do tempo requerido pelos concorrentes. O sistema também permite aumentar a autonomia de rodagem, com recargas entre paradas – na proporção de 48 km por hora de carga.

HISTÓRICO. A Ford iniciou a produção de veículos elétricos em dezembro de 2010, com a Transit Connect Electric 2011, van pequena desenvolvida em parceria com a Azure Dynamics. Outros modelos da Ford com economia superior a 17 km/l são o Focus SFE, o Fiesta SFE, o C-MAX Hybrid, o C-MAX Energi, além de mais três veículos que serão anunciados em breve.

A engenharia e o design aplicados no Focus Electric são resultado de 20 anos de pesquisa e inovação da Ford no desenvolvimento de tecnologias de hardware e software. A Ford detém aproximadamente 500 patentes geradas no desenvolvimento do Focus Electric e outros veículos híbridos e elétricos.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0