Ford apresenta novo motor de 3 cilindros

ford

A Ford apresentou hoje o novo motor 1,5 litro Flex de três cilindros, em um evento em São Paulo com a presença do ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. O novo motor, que estreia mundialmente no Brasil, traz tecnologias inéditas e segue a tendência conhecida como “downsizing”, de diminuição da cilindrada e aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões.

A Ford tem tradição no desenvolvimento de motores. “O Brasil será o primeiro mercado a lançar o novo 1.5 de três cilindros, que traz soluções avançadas para oferecer benefícios reais aos consumidores”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

O motor tem uma potência de 137,2 cv e torque de 16,1 kgfm com etanol e irá equipar a versão topo de linha do novo Ecosport e uma série de outros modelos no Brasil.

Ford MotorO projeto de três cilindros permite tamanho e peso compactos, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. Suas soluções técnicas incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

Além disso, conta com bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.

Os motores de três cilindros já demonstraram a sua eficiência e foram bem recebidos pelos consumidores, tanto que equipam hoje os veículos mais vendidos do mercado. As opções atualmente disponíveis com essa configuração, porém, estão limitadas a propulsores de 1 litro. A Ford é a primeira a desenvolver um motor de três cilindros com 1,5 litro.

A Ford já conta com o 1.0 TiVCT de três cilindros, que equipa o novo Ka, com potência  entre 80 e 85 cv com gasolina e etanol, respectivamente.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0