Ford avança no uso de materiais recicláveis

A Ford vem utilizando materiais reciclados ou naturais em seus veículos. Dois exemplos marcantes são o uso de garrafas PET em forros e carpetes no Ka e Fiesta RoCam e fibra de sisal nos painéis dos caminhões Cargo.

A proposta da montadora é produzir carros cada vez mais amigáveis ao meio ambiente, com consumo mais eficiente de energia e o uso de materiais alternativos e sustentáveis, o que ressaltado durante o Seminário Ford de Sustentabilidade promovido pela empresa em São Paulo, com a participação de especialistas.

Hoje todos os carros produzidos pela Ford na América do Sul utilizam de 5 a 7 kg de PET reciclado na forma de carpetes, forro de teto, caixas de roda e mantas de forração acústica. O painel dos novos caminhões Cargo é feito com fibra natural de sisal.

A Ford vem trabalhando para ampliar o uso desse material em peças. O objetivo é maximizar o uso de materiais renováveis, reciclados e recicláveis nos veículos, como parte da visão de sustentabilidade da Ford.

ECO PROJECT. A aplicação em larga escala de fibras naturais caminha nesse sentido. Entre as fibras vegetais pesquisadas pela Ford dentro do chamado EcoProject, o sisal mostrou ser o mais promissor, pela capacidade de gerar fibras longas e curtas e adequação aos processos de moldagem e injeção de peças. Além disso, ele não tem cheiro e é abundante: 80% do sisal produzido no mundo se localiza no Estado da Bahia, onde a Ford tem o seu centro de desenvolvimento do produto.

PIONEIRISMO. A Ford mundialmente é uma empresa líder em ações de sustentabilidade. É uma longa história que começou com o protótipo Soybean Car, apresentado por Henry Ford em 1941. Com carroceria feita de composto plástico com fibra de soja, sisal, cânhamo e palha de trigo, o “Carro de Soja” era 450 kg mais leve que o de aço estampado e dez vezes mais resistente. Essa tradição continua em inúmeras pesquisas para o desenvolvimento de aplicações de novos materiais.