A Ford não poupou formalidade para revelar o novo Ka, que será lançado entre março e abril de 2014. A apresentação da nova geração do carro, ainda como conceito, aconteceu na fábrica de Camaçari (BA), e contou com a presença do bisneto de Henry Ford, Bill, presidente do conselho mundial da empresa. Autoridades políticas da Bahia e representantes do Governo Federal também puderam ver de perto como será, por fora por enquanto, o hatch compacto que trará novidades inéditas no segmento, além de um visual bastante renovado.
O fabricante não divulgou os preços do novo Ka, mas garantiu que eles serão competitivos mesmo em comparação com a outra grande novidade que chegará ao mercado nacional no começo do ano que vem: o Volkswagen UP. Ainda segundo a empresa, o novo Ka oferecerá recursos não encontrados em produtos da concorrência, como controles de tração e estabilidade. Já o infotainment deverá contar com docking station para smartphone e sistema multimídia Sync (ao menos nas versões mais caras), além de opção de ar-condicionado automático.
Desenvolvido no centro de design e projetos brasileiro da Ford, também em Camaçari, o novo Ka é mais um carro global da empresa, montado sobre a plataforma compacta já usada no New Fiesta e no EcoSport. Por isso, o novo compacto terá uma versão com quatro portas.
Do ponto de vista de design, o Ka Concept, como a Ford denominou o protótipo revelado em Camaçari, incorpora muitos elementos da linguagem global da marca, incluindo a grade dianteira trapezoidal e o trabalho apurado de superfície, que refletem o DNA da nova geração de veículos globais da Ford. O capô vincado transmite eficiência e precisão. Os faróis oblíquos denotam uma proposta arrojada e contribuem para o alongamento visual da carroceria. A lateral exibe vincos ascendentes que criam a sensação de movimento. A linha do teto avança na traseira até o aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, com lanternas amplas e linhas que ajudam a criar uma aparência robusta.
O Ford Ka Concept terá também, conforme destacaram os executivos da empresa, o melhor design interno da categoria, com uma qualidade de acabamento raramente encontrada nesse segmento. Suas soluções inteligentes incluem uma rede porta-objetos ao lado do console e um compartimento no painel que servirá como ponto de conexão do motorista com o mundo da mobilidade.
Do ponto de vista de design, o Ka Concept incorpora muitos elementos da linguagem global da Ford, incluindo a grade dianteira trapezoidal e o trabalho apurado de superfície, que refletem o DNA da nova geração de veículos globais da Ford. O capô vincado transmite eficiência e precisão. Os faróis oblíquos denotam uma proposta arrojada e contribuem para o alongamento visual da carroceria. A lateral exibe vincos ascendentes que criam a sensação de movimento. A linha do teto avança na traseira até o aerofólio incorporado à tampa do porta-malas, com lanternas amplas e linhas que ajudam a criar uma aparência robusta.
O Ford Ka Concept tem também o melhor design interno da categoria, com uma qualidade de acabamento raramente encontrada nesse segmento. Suas soluções inteligentes incluem uma rede porta-objetos ao lado do console e um compartimento no painel que servirá como ponto de conexão do motorista com o mundo da mobilidade.