Ford terá Sync AppLink em seus carros neste ano

Ford1

A Ford anunciou, nesta semana, na Campus Party, o maior evento de tecnologia do Brasil, que vai introduzir o sistema SYNC AppLink em seus veículos no Brasil em 2014. A empresa também destacou que vai estimular desenvolvedores brasileiros a criar novos aplicativos para uso em seus veículos com acesso por comando de voz do sistema SYNC. Até o final do ano, o Ford AppLink começará a ser oferecido nos veículos da marca que já possuem a tecnologia SYNC.

Os aplicativos de celulares mudaram as expectativas do consumidor. Até 2015, haverá 18 bilhões de downloads de aplicativos. A Ford, por meio do Developer Program, oferece aos desenvolvedores acesso a um site exclusivo (www.developer.ford.com), com um conjunto completo de ferramentas técnicas, testes e toda a validação necessária para a criação de aplicativos para serem acessados pelo comando de voz do sistema SYNC dentro dos veículos.

“Os automóveis são hoje plataformas de tecnologia móvel. As pessoas passam cada vez mais tempo em seus carros, que estão cada vez mais tecnológicos, e esperam deles muito mais que desempenho e eficiência”, disse Doug VanDagens, diretor global de Serviços de Conectividade da Ford, também presente no anúncio e um dos palestrantes da Campus Party 2014.  “Continuamos trabalhando para entregar a conectividade que o consumidor quer, mas de forma que ele possa fazer isso com segurança.”

Novos negócios

De acordo com Scott Burnell, responsável por Novos Negócios em Aplicativos da Ford, a empresa está liderando essa nova era da indústria automotiva em que os veículos são mais intuitivos, mais conectados e ainda mais seguros. “A Ford foi pioneira no desenvolvimento de carros conectados, com o lançamento em 2007 do sistema SYNC com conexão para celular e comandos de voz. Ele atingiu 5 milhões de unidades cinco anos após o lançamento e levou apenas mais um ano para dobrar esse volume. Hoje, equipa mais de 10 milhões de carros em todo o mundo.”

Hoje, o sistema SYNC já está presente em quase todas as linhas de carros da marca no mercado brasileiro, incluindo New Fiesta, Focus, Fusion, EcoSport e Edge.

O Ford SYNC vem sendo aprimorado com sucessivos “upgrades” e o sistema AppLink é mais uma evolução que amplia as suas funcionalidades. Depois do lançamento nos Estados Unidos, o SYNC AppLink está agora sendo introduzido em outros mercados globais, como a Europa e América do Sul.

Campus Party

A Campus Party é o maior evento de tecnologia digital do Brasil. Realizada anualmente, ela reúne durante uma semana, 24 horas por dia, milhares de hackers, desenvolvedores, gamers, bloggers, geeks e comunidades online equipados com seus computadores e laptops, acampados em tendas no centro de exposições do Anhembi. O programa inclui lançamentos de produtos, palestras com especialistas e fóruns sobre diversos temas da área. Este ano, a Campus Party deve receber cerca de 200 mil visitantes.