Fox ganha motor ‘revolucionário’

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A Volkswagen lança no mercado nacional o Fox Bluemotion 2014, que traz como maior novidade o motor 1.0 de três cilindros, o mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que diz respeito ao seu processo de produção quanto aos recursos de que dispõe. Essa combinação promove surpreendente diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de gases. Com o novo motor, o Fox BlueMotion se torna o primeiro Volkswagen para o mercado brasileiro a contar com motor de três cilindros e o modelo mais econômico da marca no Brasil.

O desenvolvimento do motor incluiu extensos testes de rodagem que totalizaram mais de 2,4 milhões de quilômetros – sendo cerca de 100 mil quilômetros sob temperaturas abaixo de -15°C –, mais de 17 mil horas em dinamômetro e mais de mil testes do novo sistema de partida a frio.  O mesmo motor será usado nas versões de entrada do subcompacto Up nacional e demais modelos da marca. O preço inicial é de R$ 32.590 (duas portas) e R$ 34.090 (quatro portas).

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor EA211 foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível. Por isso optou-se pela configuração de três cilindros. Para assegurar seu desempenho, foi realizado intenso trabalho na redução de atrito dos componentes do motor e na aplicação de recursos tecnológicos inéditos nessa faixa de cilindrada no mercado brasileiro.

Com 999 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal no Fox BlueMotion, o motor EA211 1.0l é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível, conforme informa o fabricante.

Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor sem sobrealimentação, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade. Além disso, combina perfeitamente com o câmbio de relações mais longas utilizado em modelos com o conceito BlueMotion, como ressaltaram os técnicos da Volkswagen.

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O EA211 1.0l é o primeiro motor do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema aplicado no motor que equipa o Fox 1.0l BlueMotion utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto.

Disponível em carroceria de duas ou de quatro portas, o Fox BlueMotion traz, além do novo motor EA211 1.0l, modificações mecânicas e estéticas que contribuem para que o modelo atinja expressivos índices de economia de combustível.

A direção com assistência eletro-hidráulica (item oferecido de série no modelo), por exemplo, reduz o consumo energético do modelo em 3%, em relação ao Fox 1.0l equipado com direção hidráulica.

Como parte do pacote de melhoria da eficiência energética do conceito BlueMotion, a transmissão MQ200 teve para o Fox BlueMotion as relações alongadas em até 10% em comparação à utilizada no Fox 1.0l. A medida foi possibilitada graças à maior disposição de torque em baixos regimes de giro. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações mais baixas às mesmas velocidades, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões.

Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion tem redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17%.

O Fox BlueMotion combina às características de economia de combustível e eficiência energética o desempenho surpreendente para um modelo dessa faixa de cilindrada. Quando abastecido com gasolina, o Fox 1.0l BlueMotion acelera de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atinge velocidade máxima de 166 km/h. Com etanol, são 13,2 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 167 km/h de velocidade máxima.

Nova arquitetura eletrônica

Assim como as demais versões do Fox, a BlueMotion traz a nova arquitetura eletrônica, mais moderna, o que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos, além de itens adicionais de segurança. O modelo traz de série airbags frontais e freios ABS (Antilock Brake System, ou Sistema Antitravamento dos freios) com EBD (Electronic Braking Distribution, ou Distribuição Eletrônica de Frenagem). Conta também com o sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência) como equipamento de série.

O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Toda vez que o motorista aciona o pedal de freio de forma acentuada, em que atua o ABS, o sistema aciona as luzes traseiras de freio de forma intermitente, sinalizando aos motoristas que vêm atrás que o Fox está tendo uma desaceleração acentuada.

Em seu quadro de instrumentos o Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica. O painel traz também o indicador digital de velocidade, além do velocímetro analógico.

Outro dispositivo de auxilio ao motorista para uma condução voltada à economia  é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas orientando o motorista a reduzir ou aumentar a marcha.

O Fox 1.0l BlueMotion já traz de série equipamentos muito valorizados pelos clientes, como direção eletro-hidráulica, computador de bordo, freios ABS e airbags frontais. Além desses, há itens de conforto e conveniência, como banco traseiro com encosto rebatível, banco do motorista com regulagem de altura, chave canivete, conta-giros, desembaçador do vidro traseiro, gaveta sob o banco do motorista, para-sol com espelho de cortesia dos lados direito e esquerdo e tomada de 12 volts. O indicador digital de consumo instantâneo de combustível e o Indicador de troca de marchas também são equipamentos standard no Fox 1.0l BlueMotion.

 


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