A General Motors comemora nesta terça-feira, 26 de Janeiro, 85 anos de uma história no Brasil, com planos de expansão em andamento e um expressivo programa de investimento de R$ 5 bilhões, que prevê a renovação de toda a linha de veículos oferecida no mercado brasileiro. No ano passado, a Chevrolet registrou um novo recorde histórico de vendas, chegando bem próximo das 600 mil unidades.
“A maior prova de que a GM do Brasil é a ‘GM do Futuro’ é o fato que vamos investir R$ 5 bilhões no Brasil até 2012, com uma média anual de R$ 1 bilhão. São investimentos em tecnologia, ampliação de capacidade produtiva e desenvolvimento de novos veículos. Tudo isso respeitando o meio-ambiente, investindo nas pessoas, apoiando as comunidades e sempre buscando o crescimento sustentável”, destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
O vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, acrescenta que “os investimentos da companhia são uma demonstração inequívoca de compromisso com o futuro do país. Nos últimos 85 anos, a GM do Brasil e a Chevrolet conquistaram a confiança dos brasileiros, tornando-se modelo para as outras unidades da GM no mundo. Hoje a Chevrolet tem mais de 550 concessionárias por todo o Brasil e oferece a maior linha de veículos 100% flex”.
A marca Chevrolet registrou, em 2009, seu melhor resultado de vendas no País, com o emplacamento recorde de 595.536 veículos, com participação de 19% no mercado brasileiro total. A marca assinalada foi a melhor obtida pela subsidiária brasileira – terceira maior operação da GM no mundo depois de Estados Unidos e China.
As vendas em 2009 superaram em 46.596 unidades o recorde anterior, de 2008, que foi de 548.943 unidades, com crescimento de 8,5% no volume de vendas. A Chevrolet também registrou, em dezembro de 2009, o melhor mês de dezembro de sua história, com 53.742 unidades, superando em 4.511 unidades o recorde anterior, de dezembro de 2007, que foi de 49.231 veículos. Considerando apenas os segmentos em que a Chevrolet atua, ou sejam, veículos de passageiros e comerciais leves, sua participação chegou a 20%.
Crescimentos sucessivos
Nos últimos três anos a Chevrolet registrou recordes sucessivos de vendas. Em 2007, as vendas chegaram a 498.693 veículos, marca superada em 2008, com 548.943 unidades. Agora, em 2009, as vendas chegaram próximas ao patamar de 600 mil unidades.
Pinheiro Neto, lembra que em relação à marca Chevrolet no mundo, o mercado brasileiro é o segundo maior em tamanho, só ficando atrás do mercado norte-americano.
Hoje, a GM conta com um efetivo de 21.200 empregados em todo o país, distribuídos nos três complexos industriais que produzem veículos – São Caetano do Sul e São José dos Campos, no estado de São Paulo, e, Gravataí, no Rio Grande do Sul – e outras unidades em Mogi das Cruzes (fábrica de componentes estampados), Sorocaba (centro distribuidor de peças) e Indaiatuba (Campo de Provas da Cruz Alta).