Honda Automóveis alcança marca recorde em 2009

A Honda Automóveis alcançou em 2009 sua melhor marca da história (125.869 unidades emplacadas). E a empresa continua investindo em melhorias em suas instalações na Unidade de Sumaré (SP). Uma nova área de injeção e pintura plástica e a aquisição de novos robôs foram inaugurados esta semana, para o setor de solda retratam muito bem essa política da Honda.

Localizado num espaço de 9,7 mil m2, o setor de pintura plástica é responsável pela pintura de para-choques dianteiros e traseiros dos modelos Civic, Fit e City. Com mais de R$ 50 milhões investidos em equipamentos, o setor trouxe uma série de benefícios, como a melhoria da qualidade do produto acabado, e a redução de 42% no consumo de tintas, solventes e emissões de compostos voláteis orgânicos (VOC).

Trata-se de um local que aproveita ao máximo da tinta e recolhe o solvente para ser reciclado. Outra novidade na fabrica é a aquisição de 25 novos robôs de última geração que terão a responsabilidade de soldar as plataformas dos modelos nacionais.

Desde a inauguração, em 1997, a unidade localizada no interior paulista não parou de crescer. À época, produzia diariamente apenas 20 unidades do Honda Civic, até então seu único modelo fabricado no país. Na ocasião, fabricava 15 mil unidades anuais e tinha 400 funcionários.

Atualmente, a fábrica produz 650 unidades por dia de três modelos diferentes (Civic, Fit e City), sendo que a capacidade anual já ultrapassa a casa das 150 mil unidades. Hoje, contabiliza quase quatro mil colaboradores.