Honda e Harley-Davidson dividem preferência entre motociclistas

Pesquisa online realizada com mais de 8 mil internautas pelo MercadoLivre Classificados – área exclusiva onde pessoas e empresas podem anunciar veículos, imóveis e serviços – revela que as marca Honda e Harley-Davidson são as mais desejadas por quem aprecia motos.

A Honda foi escolhida como a marca dos sonhos de 44% dos respondentes, seguida pela Harley-Davidson, com 13,5% dos votos. O terceiro lugar ficou com a Yamaha, com 12%. Para 27,5% dos entrevistados, o principal motivo da escolha é a história e a reputação da marca, seguido pelo conhecimento da marca, 26,6% e do design da moto, 16,8%.

A pesquisa aponta que 47% dos brasileiros pretendem comprar uma moto nos próximos 12 meses, sendo que 27,5% dizem já possuir um carro mas gostariam de ter também uma moto como uma alternativa de transporte ou para passeios.

Quando questionados sobre a utilização do veículo, 70,5% do total dos entrevistados contaram que utilizam a moto para se deslocar até o local de trabalho, sendo a agilidade na locomoção e a rapidez para chegar aos destinos considerados os principais benefícios deste tipo de veículo. De acordo com 34% dos respondentes, a moto também é utilizada como ferramenta de trabalho.

A grande maioria (95%) utiliza a internet para pesquisar marcas e modelos e comparar preços antes de comprar uma moto. Entre as principais vantagens da pesquisa online estão a maior variedade de modelos disponíveis e preços mais competitivos. Dos que já tiveram a experiência de efetuar a compra de uma moto por meio de um anúncio na internet, 93% classificaram a experiência como positiva ou muito positiva.

Enquanto a intenção de compra fica dividida entre motos novas e semi-novas, o  estado geral de conservação da moto é considerado um fator muito importante para os interessados, com 77% das respostas. Em seguida, a disponibilidade de peças no mercado (61,5%), a marca (58,5%) e o preço (55%) fazem parte dos critérios utilizados para comprar a moto.

Quanto às formas de pagamento, as escolhas são bastante variadas e 38% dos internautas têm a intenção de pagar uma parte em dinheiro e o restante parcelado, enquanto 29% pretendem fazer o pagamento à vista. Utilizar o veículo anterior como parte do pagamento, completando a diferença ou parcelado são outras opções de pagamento pretendidas para adquirir uma moto.

Líder na categoria de veículos, segundo dados da comScore Media Metrix e Experian Hitwise, o MercadoLivre investe na plataforma para oferecer a melhor experiência e variedade de ofertas para os nossos usuários. “A abertura das APIs da plataforma do MercadoLivre, em 2012,  possibilitou a integração de mais concessionárias e lojas e, com isso, um grande aumento no número de anúncios, com muitas opções de veículos em um só lugar”, afirma Caio Ribeiro, gerente sênior de Classificados e Novos Negócios do MercadoLivre.