Honda GL 1800 Gold Wing: a rainha das motocicletas

A rainha das motocicletas. Assim pode ser chamada a Honda GL 1800 Gold Wing, que é a moto estradeira mais confortável e com muita tecnologia embarcada do mundo.

Com motor de 1.832 cm3, possui, entre outros itens, sofisticado sistema de áudio, freios ABS, piloto automático e um pioneiro sistema de airbag, especialmente desenvolvido para essa motocicleta. Destinada a quem gosta de enfrentar grandes percursos de estradas, tem em consumidores endireirados os seus principais consumidores, que querem pegar uma estrada com um acompanhante sem abrir mão do conforto e da comodidade.

Com o passar dos anos, a GL 1800 Gold Wing tem recebido poucas modificações estéticas, como é bem do gosto dos seus consumidores, mas muita tecnologia embarcada. A nova cor azul metálica, além da prata metálica, que continuará disponível, são as maiores novidades da linha 2009 que já está disponível nas concessionárias da marca. Apesar da sobriedade e tradição que o modelo tem em todo o mundo, a Gold Wing, dentro do seu propósito, tem design elegante e linhas arrojadas, numa perfeita harmonia com a carenagem e o amplo conjunto óptico.
O farol, por sinal, possui refletores multifocais e lanternas de lentes transparentes, acentua o visual robusto do conjunto óptico, que pode ser regulado de acordo com o peso transportado na motocicleta, ou seja, o conjunto passageiro e bagagem. Na dianteira, o modelo conta com luzes indicadoras de direção integradas aos espelhos retrovisores e pisca alerta.

O painel de instrumentos é completo, parece até de um automóvel de luxo. Estão lá o velocímetro, tacômetro, indicadores de nível de combustível e temperatura do motor, hodômetro total e dois parciais, relógio, medidor de temperatura ambiente, indicador de abertura dos compartimentos de bagagem, sistema de som, regulagem da suspensão traseira e altura dos faróis.

Lugar para guardar as bagagens, já que se destina a quem vai viajar, a GL 1800 Gold Wing conta com três compartimentos para bagagem com chave e que podem ser aberto por controle remoto a distancia. Os três “porta-malas”, um na traseira e dois nas laterais, têm capacidade de carga de até 147 litros. Próximo de alguns automóveis pequenos. Além dos porta-malas, ainda dispõe de porta-trecos para os ocupantes. Para alegrar ainda mais a viagem, e desfrutar de tudo o que uma bela estrada pode oferecer, nada como uma musiquinha. Por isso, a Gold Wing conta com um conjunto de áudio, que tem pré-sintonizado de 12 estações de emissoras de rádio AM/FM, compensador automático de volume, ou seja, sobe conforme o barulho do exterior ou do motor, e silenciador automático. Os comandos estão embutidos no console.

Ergonomicamente projetado para permitir o total controle da motocicleta, o assento do piloto é largo e possui apoio lombar, enquanto o do passageiro tem nível e encosto mais altos que o do condutor, proporcionando ampla visão e máximo conforto. O garupa conta ainda com plataforma para apoio dos pés, que contribui para a postura correta e o bem-estar.

Com pára-brisas que alivia a tensão do vento e protege de objetos ou até mesmo chuva, a altura do pára-brisa pode ser regulada e junto ao pára-brisa há a aleta de ventilação e os difusores de ar, que também são encontrados mais abaixo, próximos à carenagem, para controlar o fluxo de ar. O piloto automático, eletrônico e de fácil operação, mantém estável a velocidade selecionada pelo condutor. Já o sistema de marcha a ré com acionamento elétrico, operado por um simples toque de botão, permite movimentar o veículo mesmo em condições de inclinação de piso.

Outro sistema de segurança invejável nesta motocicleta, é o air bag, especialmente desenvolvido para ela. Posicionado em frente ao condutor; tem uma central, a Airbag ECU, que analisa os impactos e determinar se o sistema deve ou não ser acionado, em caso de batida. Além do airbag, o modelo alia equilíbrio e estabilidade com seu avançado conjunto de suspensões e dispõe de freios ABS (Antilock Brake System) e de Dual CBS (Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas. Possui dois discos flutuantes de 296 mm na dianteira e 285 mm na traseira, todos com cáliper de três pistões.

A GL 1800 Gold Wing também dispõe do sistema antifurto, que consiste no corte de ignição e no reconhecimento da chave original com indicação através de um led colocado no painel.
O motor da GL 1800 Gold Wing é OHC (Over Head Camshaft), de 1.832 cm3, seis cilindros contrapostos, 12 válvulas (duas por cilindro), arrefecido a líquido, que produz uma potência máxima de 118 cv a 5.500 rpm, torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm e injeção eletrônica.

A capacidade do tanque é de 25 litros, com 4,4 litros de reserva. Uma luz de advertência do nível de combustível se acende automaticamente ao atingir o nível dos 4,4 litros e, na seqüência, dos 3 litros.

A Honda GL 1800 Gold Wing custa no mercado nacional US$ 53.765,00 ou R$ 108.659,07.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0