VW Touareg: elegante e imponente

Antônio Fraga

Em todo o mundo, mas principalmente no Brasil, a marca Volkswagen sempre foi sinônimo de carros competentes, mas não atingiam a classe mais abastada. O ultimo Volkswagen que tingiu a classe mais endinheirada foi o Santana nos áureos anos 80, quando por conta da proibição na importação de automóveis, ele era o carro de luxo do Brasil, junto com os Chevrolets Omega e Monza, Fiat Tempra e o Ford Del Rey.  Porém, nos últimos anos, uma série de automóveis importados, mudou a imagem da marca e mostrou ao consumidor uma linha completa que vai do carro popular com o Gol até o belo e veloz Passat CC. E dentro desse leque, um dos que mais chama a atenção é o Volkswagen Touareg V8.

Produzido na Eslováquia, o Touareg é importado para o Brasil em duas versões: V6 e V8. A nova avaliação pegou o modelo top de linha, o V8. Muito luxuoso e confortável, o imponente e belo Touareg V8 é muito bem equipado e tem tecnologia de ponta. Desenvolvido e projetado para gerar mais dois irmãos, o Porsche Cayenne e o Audi Q7 e 5, o modelo da Volkswagen compartilha com eles vários itens de segurança, tecnologia embarcada e engenharia.

O design é muito elegante e, mas imponente. As linhas fluidas são harmoniosas e despertam olhares invejosos para quem o vê passar. É realmente um carro de destaque e, principalmente no Brasil, para poucos. Nos Estados Unidos e Canadá, principalmente, o Touareg tem um mercado enorme, talvez o maior em todo o mundo. Mesmo em épocas de crise.

O interior é muito luxuoso e confortável e no caso da versão testada, o acabamento em couro de excelente qualidade na cor bege, dá um ambiente extremamente agradável, bonito e prazeroso. Muito completo, o Touareg V8 possuem bancos reguláveis eletricamente e com uma infinidade de possibilidades para acertar a melhor posição para dirigir. O cinto de segurança dianteiro tem regulagem elétrica na altura. Por isso, achar a posição mais confortável em qualquer banco é uma tarefa fácil e cômoda.  Cada passageiro tem a conforto de ser sua própria temperatura do ar condicionado. O ar condicionado é eletrônico com ajuste por zona, ou seja, são quatro zonas, O rádio com cd-player com 10 alto-falantes, entrada aux-in, produzem um estado de graças em seu interior. Muito confortável, silencioso, posição muito boa, ar condicionado individual e boa musica. Quer mais o quê?

Andando o motor veoitão fala alto e com um som que parece uma orquestra, para quem aprecia esse tipo de motorização. Esse “canhão, um V8 FSI com o sistema de injeção direta de combustível, sob alta pressão, diretamente nos cilindros, 4,2 litros de cilindrada, 32 válvulas produz nada menos que 350 cavalos de potência máxima. O Touareg V8 atinge a velocidade máxima de 235 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. São marcas muito boas para um carro de 2.332 quilos. Mas tudo tem sua contrapartida: o Touareg V8 faz 4,8 quilômetros por litros com gasolina na cidade e 8 na estrada. Andando a uma média de 100 quilômetros por hora. O cambio automático de seis velocidades, com possibilidade de trocas manuais, é bom e se alia bem ao motor, formando um conjunto muito eficiente. Só um detalhe: são muito esquisitas as duas alavancas de trocas manuais das marchas, que ficam atrás do bom volante. Parecem duas antenas. Não tinha necessidade de serem tão grandes e chamativas.

A estabilidade é muito boa, principalmente por conta das diversas opções de regulagens da suspensão pneumática, que substitui as tradicionais molas de aço. Através de um botão no console central do carro é possível regular a intensidade da ação da suspensão, mais macia ou dura, bem como a altura livre do solo. Os freios são muito eficientes, a disco nas quatro rodas com sistemas ASR e ESP. Denominados de ABSplus, exclusividade da marca alemã, acusa em que tipo de piso o Touareg está andando, como por exemplo, pistas com baixa aderência — como no fora-de-estrada — e então permite leve travamento das rodas, para empurrar os fragmentos à frente dos pneus. Isso faz com que as frenagens sejam encurtadas em até 20%. O modelo conta com um sistema que monitora a inclinação em curvas da carroceria, e previne capotagem.

O Volkswagen Touareg é muito bem equipado, como já escrevemos e ainda conta de seria, com computador de bordo, abertura elétrica interna para porta-malas e tanque de combustível, espelhos retrovisores elétricos, aquecíveis e rebatíveis com antiofuscamento, assim como retrovisor interno, piloto automático, estepe em roda especial com compressor, sensor de chuva e regulagem do facho de luz do farol de bi-xenon, rodas de liga-leve de 19’, bagageiro de teto, faróis e lanternas de neblina.

Preço sugerido pela Volkswagen do Brasil: R$ 250.700,00.