Inflação do carro subiu em janeiro


A Inflação do Carro, medida pelo site AutoInforme, subiu em janeiro 2,86%, a segunda maior alta dos últimos 48 meses (desde janeiro de 2006), só superada pela inflação de novembro, quando álcool teve um aumento de 13,31%. Mais uma vez o álcool combustível, foi o item da cesta de produtos e serviços que mais subiu, com 12,03%. Como o álcool tem grande participação no cálculo da Inflação, acabou elevando o índice total.

Outro item que subiu muito no ano passado, o estacionamento também apresentou alta expressiva no primeiro mês do ano: o estacionamento mensal subiu 1,75% e o estacionamento fracionado, por hora, teve um aumento de 7,30%. O estacionamento é o terceiro item que mais pesa no bolso do consumidor, perdendo apenas para os combustíveis e o seguro.

A boa notícia é a “deflação” do IPVA: o imposto ficou mais barato do que no ano passado, pois a base de comparação usada pela Secretaria da Fazenda é o mês de agosto, portanto antes da crise, quando os preços estavam em alta. O percentual permanece o mesmo: o IPVA é 4% na gasolina e no flex, 3% no álcool e 2% no diesel. O IPVA caiu 6,67%.