Lançada em 1982, Saveiro ganha mais uma geração

Num evento para alguns “amigos”, a Volkswagen apresentou a nova geração da Saveiro. A picape derivada do Gol chegou em 1982, com motor 1,6 litro a ar e no mesmo ano que a Ford lançou a Pampa, derivada do Corcel II. Antes, só tinha a Fiat Pick-up derivada do 147, que iniciou a produção de picapes derivadas de veículos de produção normal.

Depois de 41 anos, a picape da marca alemã ainda tem uma legião de apaixonados, muito mais adeptos de um veículo de passeio, do que propriamente um veículo de trabalho.

Ao longo dos anos, a Saveiro foi ganhado diversas motorizações e evoluções: do motor a ar, partiu para o 1,6 a água, 1,8 e 2,0. E muitas edições especiais: Summer (1995), Fun (2001), SuperSurf (2002), City (2003) e a reedição da SuperSurf (2006).  Teve até as versões roqueiras, Rock in Rio, em 2011 e 2015.

Design atual

A “nova” Saveiro tem um capô mais alto, nova grade com friso cromado entre os faróis na dianteira.
Nas laterais, os para-lamas contam com detalhes em relevo no arco de roda e rodas de aço de 15 polegadas com calotas escurecidas.

A tampa da caçamba conecta as novas lanternas com design escurecido, além de uma faixa em preto fosco horizontal que recorta a traseira. O para-choque fica mais destacado.

Quatro opções

A “nova” Saveiro chega em quatro versões: a de entrada, Robust Cabine Simples e Robust Cabine Dupla, a intermediária Trendline Cabine Simples, e completando a família, a Extreme Cabine Dupla.

Para 2024, todas as versões passam a contar, de série, com itens importantes como, sensor de estacionamento traseiro, ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Hold Control (Assistente de Partida em rampa) e freio a disco nas quatro rodas.

O motor continua sendo o EA211, de 1,6 litro com 116 cavalos e 16,1 kgfm de torque. A transmissão é manual de cinco marchas.
A suspensão dianteira foi ampliada em 10 mm, aumentando o vão livre do solo.

Topo de linha

A versão mais luxuosa, a Extreme, assim como a competente Amarok, vem com exterior com novas cores, emblema em preto piano na coluna B alusivo a versão, adesivos no capô e laterais, e faixa em preto fosco que conecta as lanternas na tampa traseira.

As exclusivas rodas de 15 polegadas, são em pintadas em preto piano e acabamento diamantado. O rack de teto se une ao santo antônio, o que permite uma amarração da carga, além de uma útil capota marítima.

No interior, os bancos são revestidos em couro com detalhes em cinza. O painel recebe friso com acabamento em aço escovado e novo grafismo no painel de instrumentos.

De série, a versão já conta com multimídia Composition Touch com conexão Apple Carplay e Android Auto, quatro alto falantes, câmera de ré, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis de neblina, indicador de controle da pressão dos pneus e volante multifuncional em couro.

No pacote opcional Tech, o motorista encontra o botão off-road na parte superior do painel, ativando as funções fora de estrada da Saveiro como o HDC (Hill Descent Control), que utiliza o sistema de ABS para controle em rampa na terra, sem a necessidade de acelerar ou frear. O pacote ainda traz retrovisor fotocrômico, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular.

Preço Volkswagen Saveiro
Robust Cabine Simples R$ 97.690,00
Robust Cabine Dupla R$ 101.490,00
Trendline Cabine Simples R$ 109.710,00
Extreme Cabine Dupla R$ 114.580,00