Esse é o ano em que as marcas de carros planejam aumentar o interesse do consumidor em veículos elétricos. No entanto, os híbridos prevalecerão por um período intermediário, enquanto longos ciclos de produção, a falta de infraestrutura de carregamento e o suprimento insuficiente de bateria atrasam a transição para a eletricidade.
As marcas de carros foram particularmente afetadas pela queda de 4,1% nas vendas de automóveis de passageiros na China. O declínio, relatado pela Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, foi o primeiro em mais de duas décadas. Nos EUA, as vendas de carros aumentaram menos de 1%. As vendas europeias, também estáveis, foram impactadas por novos regulamentos de emissões.
Carregados com tecnologia, os carros estão cada vez mais preparados para se tornarem outro dispositivo conectado e pronto para a Internet das Coisas. A Amazon lançou uma versão Alexa para carros. E a superioridade digital está rapidamente se tornando um fator determinante para o sucesso da marca.
Com esta tendência, a Kantar destaca as marcas mais valiosas do mundo de 2019, do ranking BrandZ, no segmento automotivo.
No ranking, apesar da marca Toyota, do Japão, está no topo, o destaque vai para as alemães, que, das 10 do ranking, cinco são do país germânico (Mercedez-Benz, BMW, Audi, Volkswagen e Porsche). Em recente estudo da Kantar sobre Mobilidade Urbana (Mobility Futures), a Alemanha também ganhou notoriedade ao aparecer em 1º lugar da lista. Berlim é líder mundial em mobilidade urbana, devido às suas viagens econômicas e facilidade de acesso a uma ampla variedade de infraestrutura de transporte público e serviços de compartilhamento de viagens. Outra cidade alemã que se destaca no Top 10 é Munique, apontando em 5º lugar.
Quando o assunto é compartilhamento de carros, Berlim e Munique lideram a tabela no índice de mobilidade compartilhada com dois players locais, a BMW e a Daimler, oferecendo soluções eficazes e de baixo custo para o compartilhamento de carros. A BMW, inclusive, está entre as marcas mais valiosas do mundo – no Brandz Global do Setor Automotivo, a marca aparece em 3º lugar, com um valor de 23,326 bilhões em 2019.
BrandZ Top 10 das Marcas Globais Mais Valiosas / Setor Automotivo
Ranking 2019 |
Marca |
País |
Valor da marca 2019 (bilhões) |
Variação |
1 |
Toyota |
Japão |
29,151 |
-3% |
2 |
Mercedez-Benz |
Alemanha |
23,355 |
-9% |
3 |
BMW |
Alemanha |
23,326 |
-9% |
4 |
Honda |
Japão |
11,749 |
-7% |
5 |
Ford |
Estados Unidos |
11,211 |
-12% |
6 |
Nissan |
Japão |
10,554 |
-8% |
7 |
Tesla |
Estados Unidos |
9,285 |
-1% |
8 |
Audi |
Alemanha |
8,556 |
-11% |
9 |
Volkswagen |
Alemanha |
6,707 |
12% |
10 |
Porsche |
Alemanha |
5,817 |
NOVA |
Top 10 do ranking de Mobilidade Urbana Kantar
Ranking |
Cidade |
Pontuação |
1 |
Berlim |
90.7 |
2 |
Auckland |
90.0 |
3 |
Moscou |
84.1 |
4 |
Nova York |
82.9 |
5 |
Munique |
79.5 |
6 |
Milão |
79.0 |
7 |
Montreal |
78.5 |
8 |
Varsóvia |
78.4 |
9 |
Londres |
75.1 |
10 |
Paris |
74.7 |
30 |
São Paulo |
29.7 |