Meritor intensifica ações do Mentoria Feminina

A Meritor intensifica as ações do programa Mentoria Feminina para desenvolver o empoderamento e potenciais deste público e avança com o objetivo de transformar mulheres em líderes, efetivamente. A meta da fabricante de eixos e sistemas para drivetrain de veículos pesados é elevar em cinco pontos percentuais a presença de mulheres em posições estratégicas na gestão da empresa, passando dos atuais 17% para 22%.

No total, 20 mulheres da companhia serão selecionadas para participar do programa que, até o final do ano, tem como objetivo treinar, capacitar e eleger três novas líderes. A bandeira é levantada por Nathália Molina, primeira mulher em 63 anos a assumir cargo de liderança e diretora de Recursos Humanos da Meritor Brasil.

“Acreditamos que ao avançarmos em representatividade, alinhando a equidade de gênero com a cultura da companhia, teremos mais inovação. Conhecimentos e estilos diversos trazem benefícios sociais e econômicos para a companhia e sociedade como um todo”, afirma a diretora.

A proposta da Meritor consiste na formação de grupos que serão administrados pelos mentores voluntários e também líderes da empresa. Para auxiliá-las a traçar corretamente o caminho a ser percorrido, a nova fase do programa Mentoria Feminina contempla encontros presenciais e on-line que trarão temas como “Sensibilização e alinhamento do Programa”, “Como Liderar em uma Cultura de Alto Desempenho”, “Trabalhando o Planejamento Estratégico”, “Buscando o desenvolvimento profissional contínuo”, entre outros, previstos até dezembro de 2020.

Vale acrescentar que as temáticas do Mentoria Feminina são integradas ao Meritor Code, iniciativa global da companhia que desembarcou no País em 2018. O Meritor Code é o código de conduta da empresa com diretrizes para liderança que visa estreitar relacionamentos por meio do trabalho em equipe e respeito. Também tem como propósito, criar ambientes para que os colaboradores vivenciem os resultados dos seus esforços, além manter foco em clientes e na melhoria contínua.

Criado em 2017 pela matriz, localizada em Troy (EUA), o programa Mentoria Feminina no Brasil ganhou força em 2019 ao aproximar o público feminino, ampliando os espaços de comunicação com a liderança da companhia. No ano passado, uma rede de apoio foi criada para que as profissionais discutissem o papel da mulher no mercado de trabalho, entre outros assuntos relacionados ao tema.