Muito ágil, Mini Cooper venceu 3 vezes em Monte Carlo

Mesmo para os não apaixonados por automóveis, o Mini Cooper S sempre foi um automóvel espetacular. Pequeno por fora e com espaço para até quatro passageiros, o modelo tinha um desempenho muito bom. Principalmente, no contorno de curvas. O desempenho era tão fascinante, que no tradicional Rally de Monte Carlo, ele venceu por diversas vezes modelos muito mais potentes, como Porsches, Ferraris e Lancias. Isso por várias vezes.

O modelo Cooper surgiu da ideia de um engenheiro inglês e fabricante de carros de corrida. Nascido há 100 anos, John Cooper entrou para a Royal Air Force como aprendiz aos 15 anos de idade, para trabalhar como fabricante de instrumentos durante a Segunda Guerra Mundial. Seu amor pela mecânica nasceu no negócio de seu pai, Charles Cooper.

Em 1947, Charles e John Cooper fundaram a Cooper Car Company, uma empresa automotiva dedicada ao automobilismo. Um dos primeiros grandes sucessos da Cooper, foi um monoposto de 500 centímetros cúbicos e que formou muitos pilotos renomados.

John Cooper teve a brilhante ideia de instalar o motor entre o motorista e o eixo traseiro, em uma época em que os carros de corrida ainda tinham o motor na dianteira. Muito leve, o monoposto tinha um excelente desempenho. O sucesso dessa configuração mudou o automobilismo e sua influência se estendeu à Fórmula 1 e às 500 Milhas de Indianápolis.

John Cooper, que também era amigo íntimo do criador do Mini, Alec Issigonis, viu desde o inicio o potencial esportivo do pequeno carro. Cooper propôs a ideia a Issigonis, e logo recebeu a aprovação da gerência sênior da fabricante BMC para desenvolver uma pequena série de 1.000 unidades do Mini Cooper com um motor modificado, ampliado para 1,0 litro e oferecendo uma potência máxima de 55 cavalos (o Mini original tinha um motor de 848 cm³ com 34 cavalos).

A resposta à entrada desse carro no mercado em setembro de 1961 foi simplesmente eufórica, com entusiastas de todo o mundo exigindo apenas uma coisa: ainda mais potência! Assim, Issigonis e Cooper aumentaram a capacidade do motor para 1.071 cc, elevando a potência do motor para 70 cavalos.

Clássico

O Mini Cooper S logo provou ser um verdadeiro campeão, e não apenas no asfalto, já que a vitória do piloto finlandês Rauno Aaltonen em uma das categorias no Rally de Monte Carlo de 1963 marcou o ponto de partida para uma série verdadeiramente inigualável de sucessos extraordinários no automobilismo.

O ponto alto, é claro, foram as três vitórias gerais no Rally de Monte Carlo em 1964, 1965 e 1967. O Mini com motor Cooper desafiou todas as probabilidades. O sucesso do Mini Cooper foi tão grande que ele se tornou o primeiro modelo britânico a vencer o Campeonato Europeu de Rally.

Com o surgimento do novo Mini, fabricado pela BMW Group, a marca em 2007 adquiriu a marca John Cooper Works, e passou a utilizar em seus modelos esportivos.