MVC desenvolve projeto para a Case New Holland

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia, fechou acordo com a Case New Holland (CNH) para produzir no Brasil componentes para colheitadeiras da montadora que hoje são fabricados nos Estados Unidos. A produção de capôs e painéis laterais de materiais compósitos deverá começar no início de 2011.

 As peças serão fabricadas pela MVC, em São José dos Pinhais, PR, com a tecnologia de RTM Light, que garante o mesmo elevado padrão de qualidade e desempenho a um custo mais competitivo, principalmente em relação aos investimentos necessários para produção de moldes. Nos Estados Unidos, as peças são confeccionadas pelo processo de SMC (Sheet Molding Compound), composto reforçado com fibra de vidro, que demanda maior volme de recursos para a fabricação dos moldes. 

 “O RTM Light permite mudanças de design mais rápidas e ganhos na produtividade, tornando a concretização do projeto muito mais ágil”, afirma Gilmar Lima, diretor-geral da MVC. Com o apoio do centro de cálculos e simulações da CNH, nos EUA, a MVC recorre a diversos métodos de elementos e softwares especializados em design.

 `O projeto tem ainda como diferencial a necessidade de os componentes plásticos terem resistência para altas temperaturas. Isso gerou o desenvolvimento de formulações de polímeros especiais e uma nova tecnologia para confecção e fixação dos componentes. Para a junção dos insertos metálicos, a MVC usará o adesivo estrutural à base de epóxi que será fornecido pela LORD”, explica o executivo.

 Para Gilmar Lima, a conquista desse novo projeto demonstra a liderança da MVC e o seu padrão internacional de qualidade e avanço tecnológico para o desenvolvimento de componentes em plásticos de engenharia, com ganhos de eficiência, desempenho e custos para os clientes. “Mais uma vez, quebramos um paradigma e provamos que a aplicação de novos processos pode trazer sensíveis ganhos e tornar mais rápida a evolução da indústria automotiva.”