New Fiesta brasileiro já está em produção no ABC

Um New Fiesta da cor azul Candy, versão hatch de cinco portas, foi a primeira unidade da nova linha de compactos mais moderna do Brasil, agora produzida na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O New Fiesta traz muitas inovações, como o design esportivo e aerodinâmico, o avançado motor flex Sigma TiVCT com duplo comando de válvulas, a transmissão automática de dupla embreagem e a tecnologia multimídia SYNC, entre outras.

Para marcar a nacionalização deste veículo global, a Ford realizou um evento no final da linha de montagem da fábrica, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, além de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos da região e empregados da empresa.

A comemoração simbólica na fábrica faz parte de uma série de eventos para o lançamento do New Fiesta brasileiro. Como parte dessa programação, a Ford promoveu no centro de São Bernardo uma festa aberta ao público, com show da cantora Claudia Leitte. Foi criado ainda um site dedicado ao modelo, o www.ford.com.br/newfiesta, com informações antecipadas, esuas novidades podem ser acompanhadas também por uma fan page exclusiva no Facebook, www.facebook.com.br/fordnewfiestabrasil.

Os eventos institucionais na fábrica e no Paço Municipal da cidade tiveram como objetivo realçar esse momento histórico. “O carro compacto mais vendido no mundo, fabricado em três continentes, começa agora a ser produzido no Brasil, em São Bernardo do Campo, onde nasceu a indústria automobilística brasileira”, ressaltou Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.

O mais moderno do segmento

O New Fiesta brasileiro traz tecnologias avançadas para a segurança, economia de combustível, eficiência, dirigibilidade e conforto. A primeira unidade a deixar a linha de montagem foi um modelo Hatch 1.6 TiVCT, com transmissão automática PowerShift, versão topo da linha que será anunciada em breve.

Para a produção do novo carro a Ford investiu R$800 milhões, incluindo a modernização da fábrica que recebeu novas máquinas automatizadas, uma avançada linha de prensas de alta velocidade e uma nova tecnologia de pintura usada mundialmente em suas fábricas.

O New Fiesta 2014, com motor Sigma de alumínio, tem a classificação A nos testes de economia e eficiência energética do INMETRO/CONPET, programa brasileiro que normatiza o rendimento dos veículos produzidos no País.

O veículo também chega com as mesmas características de construção e equipamentos que levaram à classificação de cinco estrelas em segurança de institutos internacionais. Conforme a versão, ele vem equipado com sete airbags (inclusive de joelho para o motorista), controle de tração e assistente de partida em rampa, recursos que também contribuem para a melhor dirigibilidade da categoria.

O motor Sigma TiVCT é outra inovação desta versão do New Fiesta brasileiro. Ele traz a mais moderna tecnologia flex, com alto rendimento tanto com etanol como com gasolina. Tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas variável e um sistema de ignição apropriado para uso dos dois combustíveis. Também é o primeiro carro da Ford no Brasil, e um dos poucos do mercado, a contar com um sistema de partida a frio que dispensa o uso de reservatório adicional de gasolina.

O New Fiesta 1.6 TiVCT Flex é um dos raros modelos compactos a oferecer transmissão automática. E traz mais um diferencial importante: é o único do segmento equipado com a PowerShift, avançada transmissão automática sequencial de seis velocidades e dupla embreagem, que também permite a opção de trocas manuais em todas as marchas.

Sua tecnologia garante o máximo aproveitamento da potência, com a melhor economia de combustível nessa classe de veículo. O desempenho e economia também são aprimorados pelo uso da direção elétrica e suspensão com geometria perfeitamente calibrada para rodagem no Brasil.

Outro item de destaque desta versão do New Fiesta é a disponibilidade do SYNC, o moderno sistema multimídia da Ford desenvolvido junto com a Microsoft. O SYNC permite o acesso a várias funções de comodidade do veículo, como conexão com telefone celular e seleção de músicas, usando comandos de voz em português. Traz ainda tela de LCD, sistema de som de última geração e entrada USB.

Esse recurso tecnológico aumenta a funcionalidade e o conforto, mas é classificado também como um item de segurança veicular, porque permite ao motorista realizar várias ações sem tirar as mãos no volante. O interior do carro foi redesenhado, acentuando o seu caráter esportivo, e aprimorado também no aspecto de ergonomia.

O mais vendido do mundo

O New Fiesta é o carro compacto mais vendido do mundo: em 2012, somou 666.397 unidades globalmente. É também um dos modelos de maior sucesso da história da indústria com mais de 15 milhões de unidades comercializadas desde a sua primeira versão em 1976.

A nova geração do New Fiesta Hatch brasileiro começa a ser produzida regularmente nos próximos dias. Todos os detalhes da linha, incluindo motores, versões e preço serão anunciados a partir de abril próximo.