Para muitos, ele é a versão sedã do hatch Onix. Para seu “criador” trata-se do novo Prisma que chega ao mercado com a esportividade sendo realçada pela General Motors. A fabricante também destaca a vocação familiar do modelo. Na verdade,o novo Prisma é isso tudo reunido em um só carro, que traz a denominação de um dos maiores sucessos de venda da marca desde o início da década.
Oferecido nas versões LT e LTZ e trazendo de série sensor de estacionamento, direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal em todas as versões, o Chevrolet Prisma 2013 é equipadocom a motorização SPE/4 em versões 1.0L e 1.4L flexfuel. Totalmente desenvolvido no Brasil, em um projeto paralelo ao Onix, o novo sedã da marca, entretanto, vai além, e passa longe da ideia de ser uma mera versão três volumes do hatchback, ressalta a empresa.
O visual do sedão, ainda conforme a GM, visa atender a um público mais jovem, mas sua configuração lhe predispõe a ser um carro também voltado para a família e aos clientes mais velhos, que reconhecidamente preferem sedãs. O interior agrada no primeiro olhar, mas não fogeao padrão já encotrada em outros modelos da marca. Compartilhando de algumas dimensões do Onix como entreeixos (2.528 mm) e largura (1.705 mm), o Prisma 2013 é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4.275 mm. Tais dimensões são a garantia do conforto absoluto para os passageiros com amplo espaço para a acomodação e além dos 15 porta-objetos distribuídos no interior do novo Prisma.
Motores
Em sua versão 1.0, rende 80 cavalos quando abastecido a etanol e 78 cavalos com gasolina, ambas a 6.400 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 9,8 kgfm a partir de 5.200 rpm, e 9,5 kgfm quando alimentado a gasolina, na mesma faixa de rotação. A velocidade de 0 a 100km/h é atingida em 13s (etanol) e 12,7s (gasolina).
Já a versão 1.4 entrega 106 cavalos quando abastecido a etanol e 98 cavalos a gasolina, ambas a 6000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). Tanto na versão 1.0 quanto na 1.4, a velocidade máxima é de 180 km/h. A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt, com trocas de marchas precisas e maciez na condução.
Versões
Oferecido nas versões LT (1.0 e 1.4) e LTZ (1.4), o Prisma 2013 entrega comodidade, segurança e conectividade sempre. Sensor de estacionamento, direção-hidráulica, ABS/EBD, ajuste de altura do banco do motorista e duplo airbag são itens de série para o sedã com garantia de três anos sem limite de rodagem. O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade, com abertura no conceito “wrap-around”, o que facilita o acesso às bagagens. Já o tanque de combustível tem capacidade de 54 litros, garantindo boa autonomia de rodagem. O Sistema Multimídia MyLink é opcional na LT e de série na versão LTZ.
Para modelo com motor 1.0, a versão LT oferece comodidades como travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, sistema de luz “siga-me” (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas) e sistema de luz “leve-me” (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto), além de abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave tipo canivete, acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com sistema tipo “um toque” para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento, abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo.
Itens como cintos de segurança de três pontos (frontais e traseiros), coluna de direção com regulagem em altura, alarme anti-furto, brake light traseiro, protetor de cárter, sistema de imobilização do motor, trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças), espelhos retrovisores externos com cobertura na cor do veículo, dobrável, parachoques dianteiro e traseiro na cor da carroceria, e vidros verdes com para-brisa laminado também estão disponíveis. As rodas são de aço de 14″ com calotas integrais na cor prata.
Equipado com a motorização 1.4, a versão LT adiciona ainda faróis com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, lanternas traseiras com lente escurecida, além de rodas de aço de 15″ com calotas integrais na cor prata.
Por fim, a versão LTZ, topo de linha, oferece ainda faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e espelhos retrovisores com controle elétrico, computador de bordo com 5 funções: (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem) e rodas de alumínio – 15″ – com acabamento diamantado.
No quesito acessórios, o Chevrolet Prisma 2013 oferece comodidades como opcional câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.
Os preços do sedão começam a partir de R$ 34.990, valor que corresponde à versão de entrada, LT com motor 1.0. A versão intermediária, LT com motor 1.4, sai a partir de R$ 39.090 e a topo de linha, LTZ 1.4, de R$ 45.990.