Nissan GT-R a continuação de um mito

A linha de esportivos da japonesa Nissan, que nos anos 70 se chamava Datsun, sempre foram carros que se destacavam nesse segmento. Eram uma referência. Um fã de carros esporte, com toda a certeza, vai se lembrar do saudoso Datsun 240 Z. Mais que um ícone, um mito. Depois, com o passar dos anos e com a evolução da indústria automotiva, chegamos no atual 350Z. E para marcar ainda mais a história, chegamos no GT-R, que começa a ser vendido nos Estados Unidos este mês e no próximo ano na Europa. No Brasil, a previsão é 2010. Isso porque até ao momento, já tem, somente na Europa, 1.500 carros vendidos e pagos, que serão entregues no decorrer do ano de 2009. O preço no mercado europeu é de, mais ou menos, 240 mil reais, ou seja, 50 mil a mais que o modelo 350Z.

O modelo Nissan GT-R começou a ficar famoso depois da sua aparição no jogo de Playstation, da Sony, em virtude do enorme sucesso que já fazia nas competições disputadas no Japão. Era e é, o preferido dos aficionados do jogo. O GT-R nasceu no Japão, mas todo o seu desenvolvimento foi feito na Alemanha.

Sem desmerecer a atenção com o conforto e o luxo, em sua quinta geração, o GT-R dá grande valor ao desempenho esportivo. É sem duvida, o seu ponto forte. O GT-R pode ser definido como um carro de competição, com conforto e acabamento dignos de serem utilizados no dia-a-dia.

Um verdadeiro bólido

O Nissan GT-R, montado com fibras de carbono, alumínio e aço, traz sob seu capô o exclusivo motor V6 twin turbo 3.8l. O motor produz 480 cv a 6.800 rpm e 60 kgf.m de torque máximo entre 3200 a 5200rpm. Cada motor é montado manualmente por um único engenheiro da marca. O novo GT-R conta com uma nova transmissão GR6 com dupla embreagem de seis discos, com a possibilidade da troca de marchas por borboletas atrás do volante (paddle shifting), o que proporciona uma direção agressiva e de respostas rápidas ao comando do motorista. Mais, pode ser utilizado de maneira automática ou manual. A velocidade máxima é de 310 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Atualmente, o Nissan GT-R é o carro de produção em série mais rápido do mundo. Recentemente, o piloto oficial de testes da marca, conseguiu na pista alemã de Nurburgring, que virou uma base para todas os fabricantes medirem suas forças, o tempo recorde de 7 minutos e 29 segundos. Mas mesmo sendo praticamente um carro de corrida, a engenharia deu grande importância para deixar o modelo dócil para ser utilizado no uso urbano e nas estradas. Para uma condução apropriada para cada momento, existem três regulagens de suspensão: Confort, Normal e R (esportiva). O motorista/piloto também pode escolher qual os controles eletrônicos deseja para atender a sua vontade de dirigir. Como um carro de corrida ou um “simples” e bem comportado esportivo.


Todo o seu interior foi projetado para garantir muito conforto e total controle na pilotagem do modelo. Os bancos são do tipo concha, próprios para competição, assim como o volante. O painel foi desenvolvido em parceria com a Sony, a mesma do jogo Playstation, que informa o motorista/piloto, tudo que está acontecendo. O esportivo traz itens de série como, o sistema de navegação Carwings, DVD e CD player, Bluetooth® e o exclusivo sistema de áudio BOSE.