Depois de fazer grande sucesso com os com os modelos Logan e Sandero, a Dacia, subsidiaria da Renault na Romênia, lança agora um utilitário esportivo que deverá ser produzido no Brasil, até o inicio de 2011. Prometendo um novo conceito em quatro por quatro, o Duster é um carro muito equilibrado, com design interessante e acabamento compatível com a proposta. Com o inicio das vendas programadas para o segundo trimestre de 2010, o Dacia (Renault) Duster será produzido na fabrica de Pitesti Will, na Romênia, em duas versões: 4×2 e 4×4. A tecnologia utilizada na tração total é de outra empresa do Grupo Renault, a japonesa Nissan. Tendo com base a plataforma do Logan, o Duster tem desenho agressivo, com uma enorme grade dianteira cromada, pára-choques ousado e faróis grandes e quadrados. Como não poderia deixar de ser, o carro tem boa altura do solo, algo em torno de 22 centímetros, e os ângulos de ataque (entrada num obstáculo) de 30 graus e de saída, superior a 35 graus, o que são bons números. A lateral lembra, em alguns pontos, o Sandero, como por exemplo, as portas e as maçanetas. Com fortes vínculos, pára-lamas destacados, o Duster passa um ar de robustez e brutalidade, como convém a esse tipo de veiculo. Abaixo dos pára-choques, apliques pratas dão maior aparência de carro off-road. As lanternas traseiras, na posição vertical, remetem aos utilitários da japonesa Nissan.
Com três motorizações, duas a diesel e uma a gasolina, o Duster vem equipado de serie com air bags dianteiros e laterais e cintos de segurança com pré tensionadores. No Brasil, haverá uma única opção de motorização flexível, de 1,6 litro, de 16 válvulas e 110 cavalos. Por dentro, o Duster segue o acabamento similar ao Logan/Sandero, e assim como esses modelos, terá um bom espaço interno. O Renault Duster, que será produzido no Complexo Industrial da marca francesa em São José dos Campos, no Paraná, chegará para enfrentar o Ford EcoSport, que ganha no inicio do próximo ano uma reestilização, que o deixará muito parecido com o Land Rover Freelander 2.