O alfabeto da Porsche reserva a letra R para carros esportivos muito especiais. O novo Cayman R é o mais novo representante desta estirpe: com motor de 3,4 litros com 330 cv (10 cv a mais que o Cayman S) e pesando 55 kg a menos que a versão S, a nova versão do cupê de motor central da Porsche foi projetada para ter um comportamento espetacular nas estradas. Com seu chassi esportivo especialmente adaptado, ele oferece uma dirigibilidade ainda mais precisa que o Cayman S. O carro foi apresentado nesta quarta-feira (17/11) no salão do automóvel de Los Angeles e chegará ao mercado no primeiro semestre de 2011. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche para o Brasil, trará o Cayman R apenas mediante encomenda e por preço a ser definido.
O Cayman R transmite sua potência às rodas traseiras por meio de uma caixa de câmbio manual de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em 5,0 segundos. Existe também a opção do câmbio PDK (Porsche Doppelkupplungsgetriebe) de sete marchas, que reduz o tempo de aceleração para 4,9 segundos. Se equipado com um dos pacotes opcionais Sport Chrono, o “zero-a-cem” cai ainda mais, para 4,7 segundos. A velocidade máxima é de 282 km/h com câmbio manual ou 280 km/h quando equipado com o PDK. O consumo de combustível, medido de acordo com o novo ciclo de direção europeu (NEDC), é de 10,3 km/l com câmbio manual e de 10,7 km/h com o PDK.
A meta principal na concepção do Cayman R foi melhorar ainda mais o desempenho, a dirigibilidade e a agilidade, porém de forma consistente com a redução no peso. Com uma tara de apenas 1.295 kg (norma DIN), os engenheiros da Porsche conseguiram reduzir a relação peso-potência para 3,9 kg/cv (4 kg/cv na versão com PDK). A maior economia foi obtida com o uso de componentes de baixo peso e desfazendo-se de alguns equipamentos de comodidade. Da mesma forma que nos 911 GT3 e GT3 RS e no Boxster Spyder, o Cayman R pode ser equipado opcionalmente com bateria de íon-lítio, com baixo peso. Além disso, o Cayman R é equipado com as rodas de 19 polegadas mais leves que podem ser oferecidas por toda a linha de produtos Porsche: o conjunto completo do aro pesa menos de 40 kg.
A finalidade e o caráter purista do Cayman R podem ser observados já à primeira vista. A carroceria foi rebaixada em 20 mm em relação ao Cayman S e recebeu um spoiler traseiro fixo. Rodas na cor prateada e vários realces esportivos tanto no interior como no exterior do veículo asseguram um aspecto exclusivo. As lanternas traseiras emolduradas na cor preta, os espelhos externos em preto e a inscrição do nome “Porsche” nas laterais em preto ou prata (contrastando com a cor da carroceria) foram inspirados no design dos carros de corrida clássicos da Porsche. Foi exatamente esta inscrição do nome a marca registrada do primeiro Porsche com a designação “R”, o 911 R de 1967. Ele foi criado em uma série de 19 unidades para uso em competições. O “R” foi um protótipo baseado no oupê padrão com um motor de 210 cv do Carrera 6 e, graças ao seu grande número de componentes de plástico e equipamento extremante esparso, pesava apenas 830 kg.