A Ford europeia lançou uma nova e potente edição limitada do Focus RS, denominada RS500. A produção dessa série está limitada em 500 veículos numerados individualmente, estando todos eles disponíveis para venda. Cada um dos RS500 possuirá uma placa metálica na consola central com um número de identificação individual de 001 a 500, gravado à mão. Um pequeno número de veículos de pré-produção foram produzidos para uso interno da Ford, como por exemplo, para desenvolvimento de produto ou demonstrações à imprensa. Estes terão uma numeração diferenciada, de modo a assegurar a exclusividade dos 500 veículos destinados aos clientes. O RS500 assinala o final da produção da atual geração do Focus RS, com os últimos veículos agendados para saírem da fábrica da Ford, em Saarlouis, na Alemanha, no próximo mês de setembro de 2010.
O novo Focus RS500 possui um potente motor de 2,5 litros com 5 cilindros e 350 cv a 6 mil rpm, que produz 15% mais de potência que o Focus RS normal. O torque é de 460 Nm, estando disponível numa larga faixa de rotações que vai desde as 2.500 às 4.500 rpm.
De maneira a melhorar o motor em relação ao RS normal, uma serie de modificações e aperfeicoamentos foram efetuadas, com o objetivo de melhorar a “respiração” e a combustão do motor.
As alterações incluem um intercooler ar-ar significativamente maior, de modo a tornar o fluxo de ar mais frio e denso; uma caixa do filtro de ar de maiores dimensões, para um maior fluxo de ar; um tubo do escape dianteiro de maior diâmetro e uma bomba de combustível de maior capacidade, bem como uma calibração de software melhorada, com vista a otimizar a performance do motor. Tudo isso, fez com que o desempenho do Focus RS500 atinja a velocidade máxima de 263 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. O novo modelo tambem tem pintura e rodas exclusivas de 19 polegadas.