Novo Fusion é exemplo de produção ‘sustentável’

Fusion

O Novo Ford Fusion é o primeiro veículo global a usar fios de material reciclado no tecido de revestimento dos bancos, feitos a partir de garrafas plásticas e resíduos industriais, em uma quantidade equivalente a 1,3 milhão de metros de tecido por ano.

Segundo a Ford, este é mais um exemplo do compromisso da empresa  em avançar no uso de materiais recicláveis. Na América do Norte, por exemplo, o uso de fios feitos de materiais reciclados era praticamente nulo em 2007 e este ano está presente em 66% dos programas de veículos. Globalmente, a Ford usa 41 tipos de tecidos em 15 linhas de veículos, que vão do New Fiesta e Mustang às picapes Ranger e F-150.

O lançamento do Novo Fusion mostra que esse objetivo é possível e que a Ford está totalmente comprometida com as práticas sustentáveis de fazer negócios. Desde o ano modelo 2009, todo novo tecido usado nos veículos Ford devem conter pelo menos 25% de material reciclado.

Com o surgimento de novas ideias e tecnologias, evolução dos processos e aumento dos volumes – e outras montadoras seguindo o exemplo da Ford -, os custos de desenvolvimento de tecidos sustentáveis tendem a cair. Quando isso ocorrer, a Ford provavelmente exigirá uma porcentagem maior de material reciclado em seus veículos, segundo Carol Kordich. Alguns veículos, como o Fusion Hybrid e o Focus Electric, já utilizam tecidos 100% feitos de material reciclado.