Novo SUV mundial da Renault, o Kardian, será fabricado no Brasil

Numa pré-apresentação mundial, a Renault mostrou o seu mais novo SUV: o Kardian. O modelo será vendido em diversos países do mundo, inclusive na América do Sul.


O Kardian começa a ser produzido em dezembro deste ano no Complexo Industrial Ayrton Senna, no Paraná.

O Renault Kardian é um veículo totalmente novo. O novo modelo é um misto de SUV e hatch. Ele chega para brigar com o Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, numa faixa de R$ 120 mil.

Com linhas muito harmoniosas, o Kardian tem a frente musculosa e com um enorme logotipo da marca Renault estampado na grade, entre os faróis, rodas de liga leve de 17 polegadas e lanternas traseiras em forma de “C”.

Por dentro, o modelo com 4.119 mm de comprimento total tem muito espaço para quatro passageiros, isso graças à distância do entre-eixos (2.604 mm). O porta- malas tem capacidade para 358 litros.

Bem acabado, o novo Renault conta com o painel de instrumentos digital de sete polegadas e multimídia de oito polegadas.

A motorização também será nova. O propulsor será de um litro, três cilindros, turbo flex, com 125 cavalos de potência e 22,4 kgf.m de torque máximo.


A transmissão será de seis marchas, automatizada com duas embreagens banhadas a óleo, que segundo a marca francesa, vai gerar uma economia de combustível até 20% superior a de um CVT. O lançamento será em março de 2024.