Uma das referências do segmento ao aliar estilo, acabamento superior, dirigibilidade e pacote de equipamentos de série, com três anos de garantia total, o Peugeot 408 acaba de ganhar mais um atributo: um novo powertrain em sua configuração mais esportiva, sendo o primeiro veículo de produção Mercosul a contar com o moderno e elogiado motor THP.
O 408 Griffe THP vem equipado com o motor 1.6l THP (Turbo High Pressure), um conjunto motriz extremamente moderno e tecnológico. Desenvolvido em cooperação com a BMW, o motor é fabricado em bloco de alumínio e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados. O motor THP é alimentado por um sistema de injeção direta de gasolina que desenvolve 165 cavalos de potência a 6.000 rpm. Com torque máximo de 24,5 mkgf disponível a 1.400 rpm, oferece ao condutor força e segurança em ultrapassagens e retomadas de velocidade.
A performance desse motor deve-se ao desenvolvimento de diversos componentes com o propósito de redução de atrito, gerando, assim, economia de combustível e baixíssima emissão de poluentes na atmosfera. O alternador, a bomba de óleo, a turbina do motor, a válvula termostática, a bomba d’água e o comando de válvulas de admissão são pilotados, ou seja, comandados segundo
uma estratégia definida eletronicamente pelo módulo da injeção eletrônica. Isso permite um controle muito mais preciso de seu funcionamento, sem perda de energia comum nos motores convencionais. As folgas internas neste tipo de motor também são muito pequenas comparadas aos demais
motores. Elas só são conseguidas porque em sua fabricação são utilizados maquinários modernos e de excelente padrão de usinagem, que gera uma durabilidade maior ao longo do tempo.
CÂMBIO DE SEIS MARCHAS. Acoplada a essa motorização encontra-se a caixa automática sequencial de seis velocidades. Trabalhando sempre com o melhor regime de rotação do motor, ela permite uma rápida e suave
troca de marchas, contribuindo em boa parte ao prazer de condução proporcionado pelo 408.
Com conversor de torque pilotado, uma embreagem interna efetua a ligação mecânica entre o motor e a caixa, gerando o efeito de “freio motor”.
Assim, o condutor tem a mesma sensação de um carro equipado com caixa manual: ao retirar o pé do pedal do acelerador, o veículo “freia” pelo motor. Dessa forma, há maior economia dos freios e de combustível, visto que a injeção, nessa condição, não joga uma gota sequer de gasolina para ser queimada. A Peugeot realizou a estreia desse powertrain no crossover 3008, em novembro de 2010. Uma nova calibração do propulsor foi lançada com o RCZ, elevando a potencia a 165cv, o mesmo que agora equipa o sedã da marca.
Com o 408 Griffe THP, a Peugeot, seguindo a tendência internacional de downsizing de motores, democratiza ao consumidor brasileiro o acesso a tecnologias de última geração e agrega ainda mais valor a um veículo já completo em itens de conforto e equipamentos de segurança.
VERSÃO COMPLETA. O 408 Griffe THP conta com itens como novos volante e rodas de 17 polegadas com design esportivo, ar-condicionado automático digital Bi-Zone, bancos de couro, teto solar elétrico, sistema de navegação WIP NAV, controle de estabilidade e faróis direcionais bixenon.
Fazem parte ainda da lista de série retrovisores externos com ajuste elétrico e rebatíveis eletricamente, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, limpador do para-brisa automático + iluminação de “boas-vindas” externa + follow me home automático, faróis de neblina dianteiros, travamento automático das portas, direção com assistência eletro-hidráulica, regulagem do volante em altura e profundidade, vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas, bancos traseiros rebatíveis 1/3 – 2/3 com apoio de braço central e porta-objetos. O cliente dispõe ainda do banco do motorista com ajustes elétricos.
A BORDO. O 408 é um veículo elegante e equilibrado. Seu design marcante é também projetado para o interior do modelo, que inspira um elevado nível de qualidade. Os materiais nobres e a fluidez das linhas internas encontram um habitáculo generoso em suas medidas. Com arquitetura semi-elevada, que proporciona uma enorme sensação de espaço, possui um comprimento de 4,69 metros, uma largura
de 1,815 metro e um entre-eixos de 2,71 metros.
Na frente, os ocupantes usufruem de um ambiente dinâmico e de qualidade, que favorece o prazer de conduzir, enquanto os passageiros traseiros desfrutam de um habitáculo de grande
luminosidade, confortável e espaçoso.
O acabamento e o bem-estar a bordo foram objeto de cuidadoso trabalho e estão visíveis nos mínimos detalhes:
• Painel que acolhe os mostradores é compacto, reservando, assim, uma vasta superfície para
elementos nobres, tanto no aspecto visual quanto tátil (como o revestimento do tipo “slush”, macio ao toque);
• Equipamentos como módulo de comando da climatização, sistema de som, tela de
navegação retrátil, entre outros, particularmente bem integrados;
Detalhes cromados destacam o conjunto: molduras das entradas de ar e dos mostradores,
botões da climatização e do rádio, maçanetas das portas, entre outros.
• Com uma área envidraçada de 3,95 m , única em seu segmento, o 408 proporciona aos seus
ocupantes ótima luminosidade, que se torna excepcional com o teto solar, que aumenta a área 2 envidraçada para 4,32 m .
• Essencial para o conforto, o tratamento acústico do 408 é diferenciado. Além de placas
insonorizantes que revestem o capô e a tampa do porta-malas, o modelo conta ainda com para-brisas acústico, que filtra os ruídos provenientes do exterior.
• O porta-malas, com abertura pantográfica e ótimo acesso a carga, oferece uma capacidade de 526 litros, um dos maiores do segmento.
SEGURANÇA. A estrutura rígida do 408, associada a eficientes meios de retenção (seis airbags) garantem proteção exemplar do modelo, que é equipado com sistema ABS (Bosh 8.1), repartição eletrônica de frenagem
(REF) e ajuda à frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo.
O ESP (Eletronic Stability Program) de última geração detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O equipamento acrescenta a essas funções um sistema de antipatinagem (ASR) e controle de estabilidade (CDS). Ele pode ser desconectado, para garantir uma certa motricidade em situações delicadas, voltando a se conectar automaticamente acima de 50 km/h.
TECNOLOGIA. No Peugeot 408, o motorista tem à disposição tecnologias e equipamentos modernos de auxílio à condução, como, em especial, da tela de navegação retrátil eletricamente, em cores, de sete polegadas, inédita no continente sul-americano, ou ainda dos faróis bi-xenon direcionais, do auxílio
ao estacionamento dianteiro e traseiro, entre outros.
• WIP NAV: sistema de navegação perfeitamente integrada ao veículo em termos de estilo e de ergonomia (comandos sob o volante). A tela colorida multifunções de sete polegadas (resolução de 480 x 234 pixels), além de oferecer inúmeras funcionalidades, permite a
inclinação em três posições, a fim de proporcionar o melhor ângulo de visão ao condutor, e oferece um modo de visualização em perspectiva (birdview). Para preservar a perfeita integração com as linhas do painel de instrumentos, o equipamento é retrátil eletricamente e inédito no mercado sul-americano;
• Faróis direcionais bi-xenon. Esse conjunto proporciona uma luminosidade adicional branco-azulada semelhante à luz do dia. Ao triplicar o fluxo de uma lâmpada padrão, facilita a condução noturna. Estão associados a um corretor dinâmico de altura do facho e ao lavador de faróis.
Esses faróis dispõem também de uma função direcional que melhora a visão principalmente em estradas sinuosas. Funcionando quando a velocidade do veículo se situa entre 5 e 160 km/h para se adaptarem às diferentes condições de utilização, os faróis podem rodar a uma velocidade de 15° por segundo num ângulo máximo de 22° (15° para o exterior e para o interior). Esta função proporciona a agradável sensação de que o sistema antecipa a curva seguinte, tornando a condução noturna mais confortável e segura;
• Ajuda ao estacionamento dianteiro/traseiro. Tanto para facilitar as manobras de estacionamento quanto para a segurança das pessoas, a ajuda ao estacionamento apresenta amplos benefícios. O sistema é constituído por quatro sensores instalados no para-choque que detectam qualquer
obstáculo ao redor do veículo. O sistema envia um alerta em forma de sinal sonoro, que aumenta sua frequência com a proximidade do obstáculo. Esse movimento é acompanhado por um gráfico na tela de navegação.
O sinal sonoro é emitido pelos alto-falantes dianteiros e traseiros em forma crescente até a proximidade de 25 cm. A partir desse ponto, com o possível choque, o som é intermitente e a palavra DANGER surge na tela de navegação;
• Limitador de velocidade variável associado ao regulador de velocidade. O dispositivo oferece ao condutor a possibilidade de não superar uma velocidade preestabelecida, funcionando a partir de 30 km/h. Já o regulador de velocidade permite ao condutor rodar a uma velocidade estabilizada, a partir de 40 km/h, sem a ação do pedal do acelerador, com ao menos a quarta marcha na transmissão manual ou a posição D na caixa automática;
Estão ainda disponíveis várias outras funções, como rebatimento e abertura automática dos retrovisores, acendimento automático dos faróis, limpador de pára-brisa automático com sensor de chuva indexado à velocidade do veículo, retrovisor interno eletrocrômico, WIP Sound rádio-CD MP3, WIP Plug – conexão USB/iPod/AUX e WIP Bluetooth para celular e audiostreaming.
O resultado da união de todos esses elementos (motorização THP, caixa automática seqüencial de seis velocidade, amplo espaço interno, acabamento superior e lista generosa de equipamentos de conforto e de segurança) garantem uma dirigibilidade incomparável, digna do DNA Peugeot.
Mesmo com a apresentação dessa nova versão THP de espírito esportivo, a linha 408 mantém sua configuração competitiva no segmento, com a motorização 2.0l 16V flex, nos acabamentos Allure (com câmbio manual de cinco marchas ou automático AT8 de quatro marchas), Feline e Griffe (só ofertadas com transmissão automática AT8).
Ambas as versões são propostas com a moderna motorização 2.0 l Flex 16V (potência máxima de 151 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol), e torque máximo de 22 mkgf a 4.000 rpm). O bloco, compacto, é de liga leve. O comando de válvulas de admissão, equipado com sistema de distribuição variável e contínuo (VVT), tem uma cartografia que possibilita variar a admissão em função das condições de condução. Esta característica proporciona ao motor flexibilidade e torque em baixa rotação.
PROTEGIDO POR TODOS OS LADOS. A linha do sedã 408 simboliza uma evolução da Marca em termos de prestação de serviços de Pós-
Venda. Com um veículo de última geração, a Peugeot ultrapassa as expectativas do cliente deste segmento em relação à qualidade e aos custos de manutenção. Assim, o 408 apresenta ao consumidor benefícios como:
• Três anos de garantia total;
• Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;
• Pacotes de peças e serviços com preços fixos e mão de obra inclusa;
• Três anos de Peugeot Assistance – serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia: são três anos de tranquilidade para o cliente.
GAMA DE CORES. Nove tonalidades compõem a paleta de cores da linha 408: Branco Banquise, Cinza Aluminium, Cinza Grafito, Cinza Cendré, Vermelho Lucifer, Azul Bourrasque, Cinza Manitoba, Cinza Dolomites e Preto Perla Nera.
O preço público sugerido do 408 Griffe THP é de R$ 81.490, o mesmo do Griffe 2.0 16V Automático atual. As versões Alllure 2.0 16V flex Manual e Automática saem por R$ 59.990 e R$ 64.990, respectivamente, e a Feline 2.0 16V flex Automática custa R$ 74.900,00. A nova versão estará disponível na rede de concessionárias Peugeot a partir de fevereiro.