Num evento no Rio de Janeiro, a Peugeot apresentará pela primeira vez, no Brasil, o BB1. O conceito, apresentado no Salão de Frankfurt 2009, oferece uma resposta original às necessidades de mobilidade dos grandes centros urbanos.
O BB1 é capaz de acomodar quatro pessoas em apenas 2,50 metros. Veículo 100% elétrico, este conceito reinventa o automóvel em todas as suas dimensões (arquitetura, estilo, habitáculo, condução e conectividade), tudo isso respeitando ao máximo o meio ambiente.
O estilo do veículo evidencia o volume interno e a ergonomia de condução, com linhas projetadas para a frente, deixando transparecer as superfícies vidradas, as portas recortadas com abertura invertida – a fim de facilitar o acesso dos ocupantes – e as caixas de rodas com volumes extremamente gráficos. O carro transmite de imediato a ideia de ruptura em relação aos códigos automobilísticos em vigor, realçando ainda mais sua singularidade.
O BB1 tem por base um chassi tubular especialmente desenvolvido em colaboração com os engenheiros da Peugeot Motocycles, que integra as ligações ao solo do veículo – direção elétrica, conjunto de suspensões dianteira e traseira, conjunto de molas e amortecedores, entre outros – e conferem um comportamento na estrada coerente com seus desempenhos e sua vocação urbana, proporcionando prazer de dirigir e segurança ativa dignos de um Peugeot.
A carroceria composta por uma leve célula de carbono completa esta arquitetura inovadora, permitindo limitar o peso total a 600 kg e entrar no círculo virtuoso de limitação do peso dos componentes automobilísticos (motores elétricos, baterias, freios etc.).
Para obter um bom rendimento de sua arquitetura, ocupando um espaço mínimo no solo, o caderno de encargos do veículo previa acomodar quatro adultos em 2,50 metros de comprimento: um desafio inédito na história automobilística, que foi vencido graças a uma posição de condução mais vertical, possibilitada pela ausência de pedais no assoalho.
O condutor dirige o BB1 utilizando um guidão que integra todos os comandos de condução (acelerador, freio etc.), enquanto o passageiro traseiro se senta atrás do condutor. Do lado direito, os passageiros da frente e de trás adotam a mesma posição.
Uma motorização elétrica original, o veículo que propõe uma nova leitura da mobilidade automobilística também precisava propor uma grande inovação em matéria de motorizações. De uma parceria, nasceram os conjuntos
motores-rodas que equipam o trem traseiro do BB1 e proporcionam um modo de propulsão 100 % elétrico particularmente inovador.
A potência total desenvolvida pelo veículo não ultrapassa 20 CV, ou seja, 10 CV por motor, uma ótima potência, levando-se em conta o peso do veículo e seu caráter urbano. Suas características possibilitam uma reatividade na partida (0 a 30 km/h em 2,8 segundos) e um bom nível de retomada (30 a 60 km/h em 4 segundos), em benefício de um prazer e de uma segurança de condução que fazem parte do DNA da Peugeot. Os motores são alimentados por baterias de Íon-Lítio de última geração, que conferem ao BB1 uma confortável autonomia de 120 km.