Um novo Porsche ganha as ruas em 2011. É o 911 Black Edition, uma série especial feita em 1.911 unidades, derivada do 911 Carrera e disponível como cupê e conversível. O Porsche 911 Black Edition possui motor de 3,6 litros com 345 cv e um pacote exclusivo de equipamentos.
Por sua exclusividade, o 911 Black Edition torna-se muito interessante. Obviamente, ele é oferecido somente em preto – sólido, na versão de fábrica, ou o opcional preto basalto metálico. O teto do Cabriolet é feito principalmente de tecido preto. Detalhes em outras cores se encontram nas rodas bicolores 911 Turbo II de 19 polegadas com efeito dicroico que complementa a elegância da cor externa. Além disso, os aros permitem que os freios (com pinças de alumínio que recebem acabamento na cor preta) possam ser vistos sem obstrução. A coloração cinzenta no para-brisas vem de fábrica na edição 911 Black Edition, tornando o visual do carro ainda mais harmonioso.
A inscrição “Black Edition” em letras pretas nos protetores internos dos estribos (feitos em aço inoxidável) oferece a primeira dica do design do interior, que se concentra nos valores puristas de carros esportivos e dá continuidade ao esquema de cores do exterior do carro. Já equipado de fábrica com assentos parcialmente feitos de couro de alta qualidade, o interior do 911 Black Edition pode também ser revestido inteiramente com couro. Esta edição também inclui volante com design esportivo e instrumentos com fundo preto. Uma plaqueta na tampa do porta-luvas testemunha o número limitado de veículos fabricados para a edição 911 Black Edition. Em contraposição, as bordas decorativas do painel de instrumentos, a alavanca ou seletor de mudança de marchas e as entradas de ar pintadas na cor alumínio contrastam com o restante do interior do carro. O console central traseiro está pintado na cor externa do carro.
Um dos destaques acústicos da edição Black Edition é o sistema de som surround BOSE® de fábrica. Ele foi especialmente coordenado com o interior dos modelos 911 Carrera e inclui treze alto-falantes (doze no Cabriolet), incluindo subwoofer ativo, alto-falante central e amplificador digital de sete canais com potência total de 385 W para uma experiência sonora sensacional. Assim como os 911 Carrera, tanto o Coupé como o Cabriolet vêm equipados com o PCM (Porsche Communication Management, gerenciamento de comunicação Porsche). O módulo de navegação com GPS é de série no 911 Black Edition. O pacote aperfeiçoado de equipamentos da edição também inclui assistência de estacionamento, piloto automático, espelhos internos e externos que eliminam o brilho das luzes vindas de outros carros e sensor de chuva.
A tecnologia do 911 Black Edition segue o padrão do Carrera. Sob o capô está o motor de 6 cilindros opostos com 3.614 cm³ e potência de 345 cv a 6.500 rpm. Equipado com câmbio PDK (Porsche-Doppelkupplungsgetriebe), com sete marchas e trocas rápidas de marchas sem interrupção ao fluxo da potência, o 911 Black Edition cupê pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos – no Cabriolet, 4,9 segundos. O consumo de combustível fica em 10,2 km/l (cupê) e 10,1 km/l (Cabriolet). A resposta aos comandos do motorista pode ser realçada ainda mais pelo pacote Sport Chrono Plus, adquirido opcionalmente. Ele conta com a função “Launch Control” para a mais rápida aceleração possível a partir da imobilidade, aliada a uma estratégia de direção extremamente esportiva que permite trocas de marcha muito rápidas. A função “Launch Control” diminui os tempos de aceleração das unidades equipadas com PDK em 0,2 segundos. Se equipado com câmbio manual de 6 marchas, o 911 Black Edition cupê vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e o Cabriolet, em 5,1 segundos. Com câmbio manual, o consumo de combustível continua moderado: 9,7 km/l (cupê) e 9,6 km/l (Cabriolet), sempre de acordo com NEDC, o Novo Ciclo de Direção Europeu. Em qualquer hipótese, a velocidade máxima é de 289 km/h.
A esportividade e o conforto da edição 911 Black Edition podem ser ainda mais realçados, se o comprador desejar. Isso pode ser feito com o PASM (Porsche Active Suspension Management, gerenciamento de suspensão ativa Porsche). Como outra variação para o Coupé, o chassis esportivo PASM pode ter a carroceria rebaixada em 20 milímetros e sistema de bloqueio mecânico do diferencial traseiro. Para melhorar ainda mais a frenagem, o PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake, ou freios com discos de cerâmica Porsche) é oferecido como opcional.
O lançamento mundial do 911 Black Edition ocorrerá em abril de 2011. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial Porsche no Brasil, trará o 911 Black Edition mediante encomenda.