Citroën mostra carro que vai disputar o Mundial de Rali

A equipe Citroën Racing inicia um novo capítulo de sua história apresentando o DS3 WRC no Campeonato Mundial de Rali 2011. Com o objetivo de conquistar seu sétimo título de Campeão Mundial dos Construtores, a Citroën Total World Rally Team terá duas duplas: Sébastien Loeb/Daniel Elena, que tentarão ganhar o oitavo título mundial consecutivo; e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, que fazem sua primeira temporada completa depois de duas vitórias em 2010. Três outros Citroën DS3 WRC serão fornecidos a pilotos privados: Petter Solberg, Kimi Räikkönen e Peter van Merksteijn.
Envolvida no mais alto nível do rali mundial há dez anos, a Citroën Racing está se preparando para competir com o seu terceiro World Rally Car. Após o Xsara e o C4, vencedores de três títulos mundiais cada um, o DS3 WRC fará sua estréia no Rali da Suécia (10-13 de fevereiro). A equipe dirigida por Olivier Quesnel definiu um objetivo tão simples quanto ambicioso para esta temporada de mudanças no WRC: manter os títulos mundiais de Construtores e de Pilotos.
O Citroën DS3 WRC atende à nova regulamentação definida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). A mudança mais visível diz respeito às dimensões: o DS3 é nitidamente mais compacto do que o C4, o que lhe confere um comportamento ainda mais espetacular. A revolução ocorre também debaixo do capô, já que o DS3 WRC é acionado por um motor de quatro cilindros 1.6 turbo de injeção direta, concebido integralmente pela Citroën Racing. Ele é acoplado a uma transmissão 4×4, com um comando de câmbio mecânico e uma repartição da potência constante entre os eixos dianteiro e traseiro.
Revelado ao público no Salão Mundial do Automóvel de Paris de 2010 (em outubro passado), o Citroën DS3 WRC multiplicou suas sessões de testes para preparar uma temporada que vai durar nove meses e treze etapas, cada uma mais específica do que a outra. Do frio polar da Suécia ao calor do deserto da Jordânia, o Campeonato Mundial de Rali é um verdadeiro desafio para os homens e as máquinas. Colocada sob a responsabilidade de Xavier Mestelan-Pinon, a equipe técnica tentou reproduzir as condições mais extremas durante as sessões realizadas, todas com foco no desenvolvimento da confiabilidade e do desempenho do carro.
Representando as cores oficiais da marca, a equipe Citroën Total World Rally Team apresenta dois DS3 WRC para equipes de pilotos oriundos de sua própria escola, hoje constituída pelos eventos Citroën Racing Trophy organizados em toda a Europa. Atualmente heptacampeões Mundiais, Sébastien Loeb e Daniel Elena se lançam com entusiasmo a este novo desafio. Detentores de praticamente todos os recordes em WRC, “Seb” e “Danos” largarão em cada etapa com o objetivo de vencer e de incrementar um pouco mais seus incríveis resultados.
Após terem disputado três provas na equipe oficial em 2010, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia pilotarão o DS3 WRC n° 2. Já detentores de duas vitórias no mundial, a dupla francesa deverá confirmar seu desempenho anterior, somando velocidade com regularidade.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0