Porsche vence as Mil Milhas em Interlagos- SP

Em uma corrida emocionante e disputada sob as mais variadas condições climáticas, o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport levou a melhor sobre os potentes esporte-protótipos da categoria P1 e venceu o GP de São Paulo Mil Milhas, realizado neste domingo (28 de janeiro) no autódromo de Interlagos. Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller levaram a equipe à quarta vitória na mais antiga corrida de longa duração do automobilismo, disputada pela primeira vez em 1956. Outro Porsche da Stuttgart Motorsport, o 718 Cayman GT4 Clubsport MR tripulado por Jacques Quartiero, Danilo Dirani, Luiz Landi e Beto Gresse, terminou em quinto lugar na classificação geral e em segundo na classe GT4.

A largada da prova foi dada alguns minutos depois da meia-noite. Quarto colocado no grid, o Porsche 911 GT3 R, inicialmente pilotado por Marçal Müller, precisou de apenas três voltas para assumir o terceiro lugar e de outras dez para ficar em segundo. A partir da volta 47, o carro assumiu a liderança e não perdeu mais a posição até receber a bandeira quadriculada após 343 voltas percorridas em 12 horas de prova, o tempo máximo estipulado pelo regulamento. As últimas horas de corrida, entretanto, foram um verdadeiro teste para os nervos dos integrantes da Stuttgart Motorsport e da equipe Techforce, responsável pela preparação do protótipo Sigma da classe P1 pilotado por Jindra Kraucher, Aldo Piedade Júnior, Emílio Padron e Marcelo Vianna. O Sigma largou na pole position, atrasou-se devido a uma prolongada parada de box nas primeiras voltas e recuperou posições até se colocar em segundo lugar.

Nas primeiras horas da manhã, o sol cobria a pista e o Porsche tinha cinco voltas de vantagem sobre o Sigma. Algumas entradas de safety car e a própria rapidez do protótipo permitiram que essa vantagem fosse reduzida a duas voltas. Faltando aproximadamente uma hora e meia para o prazo limite, a chuva chegou a Interlagos. Inicialmente de baixa intensidade, a chuva aumentou até encharcar o traçado. A Stuttgart Motorsport chamou seus dois carros para trocar os pneus slick por ranhurados, providência que a Sigma tomou alguns minutos depois. Logo em seguida, a direção de prova determinou a entrada do safety car. A vantagem do Porsche 911 GT3 R, já pilotado por Ricardo Mauricio, voltou a ser de quatro voltas e se manteve quando a bandeira verde foi mostrada em definitivo a dez minutos do fim.

No carro 21, Quartiero, Dirani, Landi e Gresse lutaram pela vitória na classe GT4 e, durante várias horas, ocuparam o terceiro lugar na classificação geral, até receberem um time penalty de dois minutos em virtude de uma ultrapassagem feita sob bandeira amarela. Mais tarde, o 718 Cayman GT4 Clubsport MR precisou de alguns minutos extras em uma das paradas para reabastecimento: parte do assoalho fora danificado (provavelmente por algum detrito de carro acidentado deixado na pista) e algumas voltas foram necessárias para substituir componentes. Mesmo assim, o quarteto comemorou o segundo lugar na classe GT4 e o quinto na classificação geral. Landi, responsável pelo último stint de prova, teve uma participação emocional. Neto de Chico Landi (primeiro brasileiro a correr na Fórmula 1 e vencedor das Mil Milhas em 1960), ele fez sua primeira Mil Milhas exatamente uma semana depois do falecimento de seu pai, Luiz Augusto, também um ex-piloto.


Resultado

1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R/categoria GT3), 343 voltas

2) 12-Jindra Kraucher/Aldo Piedade Júnior/Marcelo Vianna/Emílio Padron (Sigma/P1), 339

3) 420-Renan Guerra/Melik Najm/Marcel Marchewicz/César Fonseca (Mercedes AMG GT4/GT4), 338

4) 72-Carlos Antunes/Yuri Antunes/Pedro Maldi/Marcelo Campagnolo (AJR/P1), 331

5) 21-Jacques Quartiero/Danilo Dirani/Luiz Landi/Beto Gresse (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR/GT4), 330

6) 73-Bley Júnior/Pedro Queirolo/Guga Ghizo/Leandro Totti/Eduardo Pimenta/Costa Júnior (MRX/P2), 319

7) 5-Augusto Ribas/Alexandre Andrade Júnior/Dudu Pimenta/Robbi Perez (MC Tubarão 40/P3), 309

8) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Paulo Sousa/Kim Camelo (BMW M240/GT4 Light), 305

9) 1-Rodrigo Bonora/Nenê Finotti/Cezar Martins/Igor Taques/Davi Vianna (Protótipo Fusca/PN1A), 300

10) 43-Luiz Cirino/Alexandre Peppe/Aleandro Fortunato/Emerson Piedade (Chevrolet Corsa/TN1), 295 voltas