Programa de inclusão premia a Marcopolo

seloempresainclusiva
A Marcopolo vai receber da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul o Selo Empresa Inclusiva, no próximo dia 21 de agosto. A empresa foi escolhida pelos excelentes resultados alcançados pelo Programa Envolver, lançado em 2008, e que se transformou em experiência bem-sucedida de inclusão de pessoas com deficiência no trabalho.
Segundo Osmar Piola, Gerente de Recursos Humanos da Marcopolo, o Selo Empresa Inclusiva é um reconhecimento da comunidade caxiense ao trabalho que vem sendo realizado pela equipe da empresa para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das potencialidades das pessoas com deficiência. “O Programa Envolver nasceu da constatação de que muitas pessoas com deficiência não possuíam a qualificação profissional requerida e, por isto, não podiam trabalhar. Hoje temos 412 colaboradores PCDs em nossas unidades de Caxias do Sul e o nosso compromisso é criar oportunidade para que outros possam conquistar também o seu espaço”, explica Piola.

Programa Envolver

O Programa Envolver começou com 73 colaboradores e possibilitou diversas mudanças na empresa, pois além da necessidade de qualificação profissional requerida, havia a necessidade de adaptações no ambiente físico, na acessibilidade e na sensibilização das áreas onde essas pessoas iriam trabalhar.
“Os principais desafios do Envolver foram a qualificação dos novos colaboradores e a adequação da fábrica para recebê-los. As pessoas são qualificadas por meio de treinamento específico para  exercer atividades profissionais em diferentes áreas, que foram mapeadas para melhor inclusão dos profissionais”, explica Piola.
O Programa Envolver também foi estendido à Marcopolo Ciferal, unidade localizada no Rio de Janeiro, que atualmente conta com 93 pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores.