Ranger ganha valentia e interior luxuoso

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O mercado de picapes está cada vez mais disputado e nos últimos anos, além de diversas inovações no modelos existentes, novos chegaram. Hoje tem picapes para todos os bolsos, gostos e capacidades. A Ford Ranger foi das primeiras a inovar no inicio dos anos 90, num mercado onde só havia picapes espartanas e rusticas como as Chevrolet D20 e Ford F-1000. Junto com a Chevrolet S10, trouxe para o mercado nacional luxo, conforto e tecnologia. Agora chega mais uma geração, igual à vendida nos mercados europeu e asiático. Com aparência mais forte e muita tecnologia embarcada, tem no rodar uma aproximação com os automóveis de luxo e a valentia de uma 4X4. Além de design imponente, com nova grade e faróis, a Ranger ganhou um interior mais requintado e tecnologias inéditas de assistência ao motorista, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão. A picape conta com sete airbags, direção elétrica e controle eletrônico de estabilidade de série.

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O seu projeto global foi focado nas necessidades dos consumidores brasileiros do segmento e desenvolvido para atender as condições mais rigorosas de uso, comprovado por rodagem de mais de 1 milhão de quilômetros em testes de durabilidade.
A Ranger hoje é vendida em mais de 180 mercados, incluindo Tailândia e Sudeste Asiático, Taiwan, Nova Zelândia, Austrália, Europa, África do Sul e América Latina. A Ranger brasileira é produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina.

Preços

Para o mercado brasileiro, a linha oferece duas opções de motores diesel 4×4: o 2.2 com câmbio manual ou automático, na versão XLS, e o veículo-chefe desse portfólio, o motor 3.2 Diesel de cinco cilindros com câmbio automático de seis marchas, nas versões XLT e Limited.
A Ranger 2.5 Flex, com transmissão manual, também vem nas versões XLS e XLT. Os preços partem de R$129.900 na versão diesel até R$179.900 na topo de linha, enquanto os preços da flex variam de R$99.500 a R$109.500.

 

 

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Todo-terreno

A Ranger traz aprimoramentos que tornam melhor o seu desempenho em qualquer terreno, com capacidade de carga de 1 tonelada. Nos dois motores Diesel, 3.2 e 2.2, os avanços incluem bicos injetores piezoelétricos, novos turbocompressores, novo desenho de válvulas e sensor de temperatura de gases de exaustão para aumentar a eficiência e economia.
O motor Duratorq 3.2 TDCi, de cinco cilindros, continua a ser o mais forte da categoria, com 200 cv e 470 Nm. O Duratorq 2.2 TDCi aumentou a potência para 160 cv e o torque para 385 Nm. O Duratec 2.5 Flex, de 173/168 cv, traz sistema eletrônico de partida Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina. A transmissão automática de seis velocidades da versão diesel também apresenta modificações no conversor de torque e no sistema eletrônico de controle.
A Ranger é a primeira do segmento com direção elétrica, que reduz o esforço em manobras e aumenta a firmeza na estrada. Os novos coxins hidráulicos usados no motor e na cabine são outros itens que ajudam a melhorar o conforto, reduzindo vibrações. Os pneus de baixa resistência à rolagem, na versão Limited, contribuem para tornar a Nova Ranger até 15% mais econômica.

Tecnologias de assistência

A Ranger conta com tecnologias que tornam a sua condução muito mais segura e eficiente. A lista inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão, farol alto automático e sistema de permanência em faixa, oferecidos na versão Limited, além de sistema auxiliar de estacionamento com câmera de ré e sensor de monitoramento de pressão dos pneus, disponíveis tanto na XLT como na Limited.
A linha também vem de série com sistema de conectividade SYNC, com CD/MP3-player, entrada USB/iPod, Bluetooth, comandos de voz para áudio e telefone, comandos de áudio no volante e Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática para o SAMU, através de um celular pareado, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
A tela é de 4,2 polegadas na versão XLS e de 8 polegadas para a XLT e Limited, que também incluem navegação e comandos de voz para esta função e climatização.

 

Reforço

O chassi e a carroceria da Ranger foram reforçados para oferecer um nível maior de rigidez e segurança. Ela vem com sete airbags de série em todas as versões, além de cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes, alerta sonoro de uso do cinto para o motorista e o passageiro e sistema Isofix para cadeiras infantis. As versões XLT e Limited oferecem ainda chave de segurança MyKey.

Toda a linha vem de série com o sistema AdvanceTrac que inclui: controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampa, controle anticapotamento, controle adaptativo de carga, luzes de emergência em frenagem brusca e assistente de frenagem de emergência. As versões diesel têm ainda a função de controle automático em descidas.

Força

A Ranger apresenta um design ainda mais robusto, com linhas dianteiras formadas por uma impressionante grade, faróis com projetores e capô esculpido. A XLT tem santantônio tubular e a Limited, santantônio integrado na traseira, com vários itens cromados. As rodas são de liga leve, de 17 ou 18 polegadas, com pneus All Season ou All Terrain, conforme a versão.

O interior é totalmente novo, incluindo volante com controles integrados e o painel, que exibe no centro a tela do sistema de conectividade SYNC. O acabamento ficou mais requintado, com materiais de qualidade e recursos como banco com ajuste lombar e console de teto com porta-óculos, incluindo bancos de couro e detalhes de acabamento em metal a partir da versão XLT.