Chega, a partir de hoje (02/01), em toda a rede de concessionárias Dafra a nova street da marca: Riva 150. O modelo foi apresentado oficialmente ao público no último Salão Duas Rodas e é lançada no país a partir da parceria estratégica da empresa brasileira com a chinesa Haojue, uma das maiores fabricantes mundiais de motocicletas.
Segundo ele, a expectativa é comercializar 18 mil unidades da Riva no primeiro ano. Investindo no principal segmento no País. Completa de fábrica, com rodas de liga leve aro 18”, freio dianteiro a disco, partida elétrica e a pedal, e apresentando um dos pacotes de peças de reposição mais econômicos do segmento, tem como características um visual moderno, com linhas marcantes e robustas, e muito conforto, sendo ideal para o uso diário ou mais severo, como moto-frete.
O design do conjunto óptico frontal é atual e discreto, com farol em formato piramidal e painel de instrumentos integrado à carenagem, sendo um dos mais completos da categoria. Possui conta-giros analógico central, indicador de marchas, faróis e luzes de direção, assim como display digital com hodômetro parcial e total, indicador do nível de combustível e reserva, luzes indicadoras de trocas do óleo programáveis e nível de carga da bateria. Destaque, ainda, para o tanque e a lanterna traseira, que ressaltam a beleza e modernidade do modelo.
Para proporcionar conforto especialmente ao passageiro, os suportes dos estribos traseiros em alumínio foram dispostos diretamente no chassi – e não no garfo como em alguns modelos do mercado – o que evita que o garupa absorva os impactos das irregularidades do solo. Já o escapamento tem acabamento na cor preta e protetor cromado para evitar a exposição do usuário a altas temperaturas.
O modelo possui, ainda, trava de capacete, pedaleiras do piloto e passageiro retráteis e ainda sensor de acionamento de embreagem interligado ao sistema de partida, o que evita a partida do motor com a moto engrenada.
Além disso, a nova Riva 150 conta com diversos componentes nacionais, como chassi – que tem como atributo principal a resistência a torções, mantendo boa ciclística com agilidade e estabilidade em manobras urbanas -, retrovisores, pneus Pirelli City Demon, piscas, componentes de freio, bateria, relação secundária, entre outros.
A Riva 150 conta com motor de 149,4 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. Resistente e durável, apresenta potência de 12,1 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 10,9 N.m a 6.600 rpm. Este conjunto propulsor agregado ao sistema de transmissão de cinco velocidades oferece acionamento preciso e macio, resultando em acelerações progressivas e lineares.
A engenharia da DAFRA trabalhou em conjunto com a Haojue durante dois anos, testando a Riva 150 em diferentes locais no Brasil e em mais de duas mil horas em dinamômetro de chassi no Laboratório de Testes e Emissões na fábrica de Manaus (AM). Os estudos contam com diferentes testes como validação de componentes elétricos, testes de durabilidade de componentes específicos, de feeling em diferentes altitudes, de funcionamento e de condicionamento do motor, entre outros.
A Riva 150 já está à disposição em toda a rede de concessionárias DAFRA nas cores pérola, preta e vermelha. O preço sugerido é de R$ 4.990.
Riva 150 – Especificações técnicas
Dimensional
Altura: 1.095 mm
Largura: 760 mm
Comprimento: 1.995 mm
Distância entre-eixos: 1.280 mm
Altura mínima do solo: 178 mm
Altura do banco: 770 mm
Peso máximo admissível: 150 kg
Peso em ordem de marcha: 136 kg
Motor
Tipo: 4 tempos, monocilíndrico, OHC, refrigerado a ar
Disposição do cilindro: Vertical
Diâmetro x Curso: 62,0 x 49,5mm
Cilindrada: 149,4 cm³
Folga de válvulas
Admissão: 0,03 ~ 0,05 mm
Escape: 0,03 ~ 0,05 mm
Taxa de compressão: 9,2:1
Potência máxima: 12,1 cv a 8.250 rpm
Torque máximo: 10,9 N.m a 6.600 rpm
Carburador (tipo): Nanjing Keihin Carboretor PTG
Combustível: Gasolina C
Rotação de marcha lenta: 1.500 ±150 rpm
Sistema de Partida: Elétrica e a pedal
Velocidade máxima: 103 km/h
Filtro de ar: Elemento de espuma de poliuretano
Sistema de lubrificação: Forçada por bomba trocoidal
Filtro de óleo: Malha metálica e filtro centrífugo
Chassis
Tipo: Tubular em aço
Suspensão dianteira
Tipo: Telescópica
Curso: 105 mm
Suspensão traseira
Tipo: Bi-amortecido
Curso: 77 mm
Rodas: Liga leve
Freio dianteiro
Tipo: Disco
Diâmetro: 240 mm
Acionamento: Hidráulico
Número de pinças: 01 com 2 pistões de acionamento
Freio traseiro
Tipo: Expansão Interna
Acionamento: Mecânico a tambor
Diâmetro: 130 mm
Pneu dianteiro
Medida (mm): 2.75-18
Calibragem
Apenas com condutor: 25 PSI
Carga máxima: 29 PSI
Pneu traseiro
Medida (mm): 90/90 – 18
Calibragem
Apenas com condutor: 25 PSI
Carga máxima: 33 PSI
Transmissão
Embreagem: Multi-disco banhada a óleo
Redução primária: 3,333
Redução final: 3,214
Relação de Transmissão
1ª: 3,083
2ª: 1,822
3ª: 1,400
4ª: 1,130
5ª: 0,923
Capacidade
Óleo do motor
Especificação: API SG JASO, SAE 20W50
Quantidade após drenagem: 1 litro
Quantidade após desmontagem: 1,2 litro
Tanque de combustível
Total (com reserva): 13,3 litros
Reserva: 1,9 litro
Óleo Suspensão dianteira
Especificação: ATF
Fluido de freio
Especificação: DOT 4 ou Superior
Sistema elétrico
Sistema de ignição: CDI (Ignição por Descarga Capacitiva)
Vela de ignição
Fabricante/Modelo: NGK/DR8EA
Capacidade do fusível: 15 Ampéres
Bateria: 12V 6Ah
Lâmpada do farol: 12V – 35/35W
Lâmpada de seta
Dianteira: 12V – 10Wx2
Traseira: 12V – 10Wx2
Lanterna traseira/luz de freio: 12V – 5/21W
Lâmpada dos instrumentos: LCD / Indicadores LED
Indicador de neutro: LED
Indicador de farol alto: LED
Indicador de luz de seta: LED