Riva 150 chega às concessionárias

Chega, a partir de hoje (02/01), em toda a rede de concessionárias Dafra a nova street da marca: Riva 150. O modelo foi apresentado oficialmente ao público no último Salão Duas Rodas e é lançada no país a partir da parceria estratégica da empresa brasileira com a chinesa Haojue, uma das maiores fabricantes mundiais de motocicletas.
Segundo ele, a expectativa é comercializar 18 mil unidades da Riva no primeiro ano. Investindo no principal segmento no País. Completa de fábrica, com rodas de liga leve aro 18”, freio dianteiro a disco, partida elétrica e a pedal, e apresentando um dos pacotes de peças de reposição mais econômicos do segmento, tem como características um visual moderno, com linhas marcantes e robustas, e muito conforto, sendo ideal para o uso diário ou mais severo, como moto-frete.
O design do conjunto óptico frontal é atual e discreto, com farol em formato piramidal e painel de instrumentos integrado à carenagem, sendo um dos mais completos da categoria. Possui conta-giros analógico central, indicador de marchas, faróis e luzes de direção, assim como display digital com hodômetro parcial e total, indicador do nível de combustível e reserva, luzes indicadoras de trocas do óleo programáveis e nível de carga da bateria. Destaque, ainda, para o tanque e a lanterna traseira, que ressaltam a beleza e modernidade do modelo.

Para proporcionar conforto especialmente ao passageiro, os suportes dos estribos traseiros em alumínio foram dispostos diretamente no chassi – e não no garfo como em alguns modelos do mercado – o que evita que o garupa absorva os impactos das irregularidades do solo. Já o escapamento tem acabamento na cor preta e protetor cromado para evitar a exposição do usuário a altas temperaturas.
O modelo possui, ainda, trava de capacete, pedaleiras do piloto e passageiro retráteis e ainda sensor de acionamento de embreagem interligado ao sistema de partida, o que evita a partida do motor com a moto engrenada.
Além disso, a nova Riva 150 conta com diversos componentes nacionais, como chassi – que tem como atributo principal a resistência a torções, mantendo boa ciclística com agilidade e estabilidade em manobras urbanas -, retrovisores, pneus Pirelli City Demon, piscas, componentes de freio, bateria, relação secundária, entre outros.

A Riva 150 conta com motor de 149,4 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. Resistente e durável, apresenta potência de 12,1 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 10,9 N.m a 6.600 rpm. Este conjunto propulsor agregado ao sistema de transmissão de cinco velocidades oferece acionamento preciso e macio, resultando em acelerações progressivas e lineares.

A engenharia da DAFRA trabalhou em conjunto com a Haojue durante dois anos, testando a Riva 150 em diferentes locais no Brasil e em mais de duas mil horas em dinamômetro de chassi no Laboratório de Testes e Emissões na fábrica de Manaus (AM). Os estudos contam com diferentes testes como validação de componentes elétricos, testes de durabilidade de componentes específicos, de feeling em diferentes altitudes, de funcionamento e de condicionamento do motor, entre outros.

A Riva 150 já está à disposição em toda a rede de concessionárias DAFRA nas cores pérola, preta e vermelha. O preço sugerido é de R$ 4.990.

Riva 150 – Especificações técnicas
Dimensional
Altura:
1.095 mm
Largura: 760 mm
Comprimento: 1.995 mm
Distância entre-eixos: 1.280 mm
Altura mínima do solo:  178 mm
Altura do banco:  770 mm
Peso máximo admissível: 150 kg
Peso em ordem de marcha:  136 kg

Motor
Tipo: 4 tempos, monocilíndrico, OHC, refrigerado a ar
Disposição do cilindro
: Vertical
Diâmetro x Curso: 62,0 x 49,5mm
Cilindrada: 149,4 cm³
Folga de válvulas
Admissão: 0,03 ~ 0,05  mm
Escape: 0,03 ~ 0,05  mm
Taxa de compressão: 9,2:1
Potência máxima: 12,1 cv a 8.250 rpm
Torque máximo: 10,9 N.m a 6.600 rpm
Carburador (tipo):  Nanjing Keihin Carboretor PTG
Combustível:  Gasolina C
Rotação de marcha lenta:  1.500 ±150 rpm
Sistema de Partida: Elétrica e a pedal
Velocidade máxima: 103 km/h
Filtro de ar:  Elemento de espuma de poliuretano
Sistema de lubrificação:  Forçada por bomba trocoidal
Filtro de óleo:  Malha metálica e filtro centrífugo

Chassis
Tipo: Tubular em aço
Suspensão dianteira
Tipo: Telescópica
Curso: 105 mm
Suspensão traseira
Tipo:  Bi-amortecido
Curso: 77 mm
Rodas:  Liga leve
Freio dianteiro
Tipo: Disco
Diâmetro: 240 mm
Acionamento: Hidráulico
Número de pinças:  01 com 2 pistões de acionamento
Freio traseiro
Tipo: Expansão Interna
Acionamento: Mecânico a tambor
Diâmetro: 130 mm
Pneu dianteiro
Medida (mm):  2.75-18
Calibragem
Apenas com condutor: 25 PSI
Carga máxima: 29 PSI
Pneu traseiro
Medida (mm):  90/90 – 18
Calibragem
Apenas com condutor: 25 PSI
Carga máxima: 33 PSI

Transmissão
Embreagem: Multi-disco banhada a óleo
Redução primária: 3,333
Redução final:  3,214
Relação de Transmissão
:  3,083
:  1,822
:  1,400
:  1,130
:  0,923

Capacidade
Óleo do motor
Especificação: API SG JASO, SAE 20W50
Quantidade após drenagem: 1 litro
Quantidade após desmontagem: 1,2 litro
Tanque de combustível
Total (com reserva):  13,3 litros
Reserva: 1,9 litro
Óleo Suspensão dianteira
Especificação: ATF
Fluido de freio
Especificação: DOT 4 ou Superior

Sistema elétrico
Sistema de ignição:  CDI (Ignição por Descarga Capacitiva)
Vela de ignição
Fabricante/Modelo: NGK/DR8EA
Capacidade do fusível: 15 Ampéres
Bateria: 12V 6Ah
Lâmpada do farol: 12V – 35/35W
Lâmpada de seta
Dianteira: 12V – 10Wx2
Traseira: 12V – 10Wx2
Lanterna traseira/luz de freio: 12V – 5/21W
Lâmpada dos instrumentos: LCD / Indicadores LED
Indicador de neutro
:  LED
Indicador de farol alto:  LED
Indicador de luz de seta:  LED

Segundo ele, a expectativa é comercializar 18 mil unidades da Riva no primeiro ano. Investindo no principal segmento no País. Completa de fábrica, com rodas de liga leve aro 18”, freio dianteiro a disco, partida elétrica e a pedal, e apresentando um dos pacotes de peças de reposição mais econômicos do segmento, tem como características um visual moderno, com linhas marcantes e robustas, e muito conforto, sendo ideal para o uso diário ou mais severo, como moto-frete.
O design do conjunto óptico frontal é atual e discreto, com farol em formato piramidal e painel de instrumentos integrado à carenagem, sendo um dos mais completos da categoria. Possui conta-giros analógico central, indicador de marchas, faróis e luzes de direção, assim como display digital com hodômetro parcial e total, indicador do nível de combustível e reserva, luzes indicadoras de trocas do óleo programáveis e nível de carga da bateria. Destaque, ainda, para o tanque e a lanterna traseira, que ressaltam a beleza e modernidade do modelo.
Para proporcionar conforto especialmente ao passageiro, os suportes dos estribos traseiros em alumínio foram dispostos diretamente no chassi – e não no garfo como em alguns modelos do mercado – o que evita que o garupa absorva os impactos das irregularidades do solo. Já o escapamento tem acabamento na cor preta e protetor cromado para evitar a exposição do usuário a altas temperaturas.
O modelo possui, ainda, trava de capacete, pedaleiras do piloto e passageiro retráteis e ainda sensor de acionamento de embreagem interligado ao sistema de partida, o que evita a partida do motor com a moto engrenada.
Além disso, a nova Riva 150 conta com diversos componentes nacionais, como chassi – que tem como atributo principal a resistência a torções, mantendo boa ciclística com agilidade e estabilidade em manobras urbanas -, retrovisores, pneus Pirelli City Demon, piscas, componentes de freio, bateria, relação secundária, entre outros.
A Riva 150 conta com motor de 149,4 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar. Resistente e durável, apresenta potência de 12,1 cv a 8.250 rpm e torque máximo de 10,9 N.m a 6.600 rpm. Este conjunto propulsor agregado ao sistema de transmissão de cinco velocidades oferece acionamento preciso e macio, resultando em acelerações progressivas e lineares.
A engenharia da DAFRA trabalhou em conjunto com a Haojue durante dois anos, testando a Riva 150 em diferentes locais no Brasil e em mais de duas mil horas em dinamômetro de chassi no Laboratório de Testes e Emissões na fábrica de Manaus (AM). Os estudos contam com diferentes testes como validação de componentes elétricos, testes de durabilidade de componentes específicos, de feeling em diferentes altitudes, de funcionamento e de condicionamento do motor, entre outros.
A Riva 150 já está à disposição em toda a rede de concessionárias DAFRA nas cores pérola, preta e vermelha. O preço sugerido é de R$ 4.990.
Riva 150 – Especificações técnicas
Dimensional
Altura    1.095 mm
Largura    760 mm
Comprimento    1.995 mm
Distância entre eixos    1.280 mm
Altura mínima do solo    178 mm
Altura do banco    770 mm
Peso máximo admissível    150 kg
Peso em ordem de marcha    136 kg

Motor
Tipo    4 tempos, monocilíndrico, OHC, refrigerado a ar
Disposição do cilindro    Vertical
Diâmetro x Curso    62,0 x 49,5mm
Cilindrada    149,4 cm³
Folga de válvulas
Admissão    0,03 ~ 0,05  mm
Escape    0,03 ~ 0,05  mm
Taxa de compressão    9,2:1
Potência máxima    12,1 cv a 8.250 rpm
Torque máximo    10,9 N.m a 6.600 rpm
Carburador (tipo)    Nanjing Keihin Carboretor PTG
Combustível    Gasolina C
Rotação de marcha lenta    1.500 ±150 rpm
Sistema de Partida    Elétrica e a pedal
Velocidade máxima    103 km/h
Filtro de ar    Elemento de espuma de poliuretano
Sistema de lubrificação    Forçada por bomba trocoidal
Filtro de óleo    Malha metálica e filtro centrífugo

Chassis
Tipo    Tubular em aço
Suspensão dianteira
Tipo    Telescópica
Curso    105 mm
Suspensão traseira
Tipo    Bi-amortecido
Curso    77 mm
Rodas    Liga-leve
Freio dianteiro
Tipo    Disco
Diâmetro    240 mm
Acionamento    Hidráulico
Número de pinças    01 com 2 pistões de acionamento
Freio traseiro
Tipo    Expansão Interna
Acionamento    Mecânico a tambor
Diâmetro    130 mm
Pneu dianteiro
Medida (mm)    2.75-18
Calibragem
Apenas com condutor    25 PSI
Carga máxima    29 PSI
Pneu traseiro
Medida (mm)    90/90 – 18
Calibragem
Apenas com condutor    25 PSI
Carga máxima    33 PSI

Transmissão
Embreagem    Multi-disco banhada a óleo
Redução primária    3,333
Redução final    3,214
Relação de Transmissão
1ª    3,083
2ª    1,822
3ª    1,400
4ª    1,130
5ª    0,923

Capacidade
Óleo do motor
Especificação                               API SG JASO, SAE 20W50
Quantidade após drenagem    1 litro
Quantidade após desmontagem                             1,2 litro
Tanque de combustível
Total (com reserva)                    13,3 litros
Reserva    1,9 litros
Óleo Suspensão dianteira
Especificação    ATF
Fluido de freio
Especificação    DOT 4 ou Superior

Sistema elétrico
Sistema de ignição    CDI (Ignição por Descarga Capacitiva)
Vela de ignição
Fabricante/Modelo    NGK/DR8EA
Capacidade do fusível    15 Ampéres
Bateria    12V 6Ah
Lâmpada do farol    12V – 35/35W
Lâmpada de seta
Dianteira    12V – 10Wx2
Traseira    12V – 10Wx2
Lanterna traseira/luz de freio    12V – 5/21W
Lâmpada dos instrumentos    LCD / Indicadores LED
Indicador de neutro    LED
Indicador de farol alto    LED
Indicador de luz de seta    LED