Com os números fechados para o ano de 2009 e seu balanço mundial divulgado no último dia 3, a Scania comemora a retomada da liderança do mercado de caminhões pesados no Brasil, com 26,3% de participação, um crescimento de 6 pontos percentuais sobre o resultado do ano anterior, que foi de 20,3%. Também, coloca o Brasil como seu maior mercado mundial para caminhões, ônibus, motores e, pela primeira vez, peças.
Ao todo, foram comercializados no Brasil 8.324 caminhões Scania, 4% a mais que 2008. A Scania foi a única montadora a apresentar crescimento no período frente a uma queda de 20% do mercado total. Em ônibus, a empresa registrou a venda de 770 unidades, pequena queda em relação ao ano passado, de 6%. No segmento de motores, foram vendidos 1.665 unidades, volume 34% menor.
Os modelos de caminhão Scania mais vendidos no Brasil em 2009 foram o G 420 4×2 com 3º eixo, com 29%, o G 380 4×2 com 3º eixo, com 20%, e o P 340 4×2, com 10%. Juntos, os três modelos representaram 58% do faturamento anual. Os segmentos que mais demandaram veículos foram o setor de grãos (27%), seguido do transporte de carga industrial (21%), e do transporte de líquidos (11%), confirmando a tendência apresentada ao longo do ano.
Na América Latina, a Scania comercializou 9.566 caminhões pesados (-11%) e 1.421 ônibus (-30%) em 2009. No mundo, foram 36.807 caminhões (-45%) e 6.636 ônibus (-9%). Apesar de uma retração total de 41% nas entregas globais devido à crise econômica mundial, a Scania apresentou resultado operacional positivo, de 239 milhões de euros.