Seja na terra, seja no ar

A Porsche e a Boeing assinaram um Memorando de Entendimento para explorar o mercado da mobilidade urbana aérea premium e a expansão do tráfego urbano para o espaço aéreo. Com essa parceria, as duas empresas vão alavancar suas forças e conhecimentos únicos do mercado para estudar o futuro dos veículos de mobilidade urbana aérea premium.

“A Porsche deseja ampliar suas atividades como fabricante de carros esportivos, tornando-se uma marca líder na área da mobilidade premium. Em longo prazo, isso pode incluir uma entrada na terceira dimensão do deslocamento,” afirmou Detlev von Platen, membro do Conselho Executivo da Porsche AG responsável por Vendas e Marketing. “Estamos combinando as forças de duas empresas líderes globais para explorar um segmento de mercado que poderá ser chave no futuro.”

Como parte da parceria, as companhias vão criar uma equipe internacional para abordar vários aspectos da mobilidade aérea urbana, incluindo análises do potencial do mercado para veículos premium e possíveis casos de utilização.

A Boeing, a Porsche e a Aurora Flight Sciences, uma subsidiária da Boeing, estão desenvolvendo um conceito de um veículo totalmente elétrico capaz de decolar e aterrissar verticalmente. Engenheiros de ambas companhias, assim como as subsidiárias Porsche Engineering Services GmbH e Studio F. A. Porsche, irão implementar e testar um protótipo.

“Esta colaboração amplia nossos esforços no sentido de desenvolver um novo ecossistema de mobilidade seguro e eficiente e oferece uma oportunidade para trabalhar no desenvolvimento de um veículo premium de mobilidade urbana aérea juntamente com uma marca automotiva líder”, disse Steve Nordlund, vice-presidente e diretor-geral da Boeing NeXt, organização que está lançando as fundações de um ecossistema de mobilidade de próxima geração, no qual veículos autônomos e pilotados poderão coexistir. “Juntas, a Porsche e a Boeing trazem a engenharia de precisão, estilo e inovação para acelerar a mobilidade urbana aérea em todo o mundo.”

Um estudo de 2018 feito pela Porsche Consulting prevê que o mercado da mobilidade urbana aérea ganhará impulso após 2025. O estudo também indica que as soluções de mobilidade urbana aérea vão transportar passageiros de forma mais rápida e eficiente que os atuais meios de transporte terrestre convencionais, a um custo menor e com maior flexibilidade.