Aumento no consumo de combustível, carro falhando ou com dificuldade de dar partida, esses são alguns sintomas que podem ser causados pela má conservação dos filtros de ar, combustível e óleo. A manutenção preventiva desses itens evita o desgaste prematuro das partes móveis do motor, reduz o consumo de combustível e também da emissão de poluentes.
O filtro de cabine, que muitas vezes é esquecido pelo motorista, é outro componente que merece atenção especial. Com a função de filtrar o ar aspirado para dentro do veículo, o filtro de cabine em bom estado de conservação evita a entrada de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias. Há ainda no mercado modelos com tecnologia de carvão ativado, que impedem até mesmo a passagem de gases tóxicos.
Filtro de ar
O filtro de ar tem a função de separar e (eliminar) as partículas como poeira, poluentes e umidade contidas no ar aspirado pelo motor. O filtro em boas condições evita o desgaste excessivo das partes móveis do motor, como pistões, anéis, bielas e também o alto consumo de combustível. A Bosch recomenda que a substituição seja realizada seguindo as orientações no manual do veículo.
Filtro de óleo
Com a função de separar e eliminar as partículas metálicas que se desprendem do motor devido à fricção das peças e que se misturam ao óleo, tornando o mesmo carbonizado e com partículas de metal e fuligem derivadas da queima do combustível, o filtro de óleo é outro item que merece atenção especial do motorista.
A utilização do filtro por um tempo maior do que o especificado traz várias conseqüências para o veículo como: desgaste excessivo das peças, perda de desempenho e aumento no consumo de combustível ou até a parada total do motor, com danos mais sérios aos componentes do mesmo. Por isso, a Bosch recomenda que a troca do filtro ocorra conforme o intervalo indicado no manual do fabricante.
Filtro de combustível
O combustível fora das especificações exigidas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) é um dos principais itens que interfere diretamente na vida útil e na eficiência deste componente. Por este fator, a Bosch recomenda que a troca deste filtro seja realizada nos intervalos indicados pela montadora, para evitar danos ao motor e falhas no fornecimento de combustível.
O filtro dentro das especificações técnicas adequadas, além de assegurar o bom desempenho do veículo, também protege o sistema de injeção, diminui o nível de emissões e o consumo de combustível. A substituição deve ser feita em uma oficina especializada, pois requer equipamento s adequados e profissionais qualificados.
Filtro de cabine
Devido ao aumento da concentração de poluentes na atmosfera, principalmente nos grandes centros urbanos, o filtro de cabine tornou-se um item essencial nos veículos, pois impede a entrada de partículas de pó, fuligem, pólen, germes e bactérias para interior da cabine. Os filtros com tecnologia de carvão ativado impedem até mesmo a passagem de gases tóxicos.
Para evitar possíveis complicações respiratórias, principalmente nos ocupantes do carro que passam horas no trânsito, as montadoras recomendam que a troca seja realizada a cada 10 mil quilômetros ou pelo menos uma vez por ano.