A conscientização sobre o câncer de mama foi destaque na 9ª etapa da temporada 2019 da Stock Car, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, no Paraná. Diversas ações ocorreram em parceria com o CEONC Hospital do Câncer, com o objetivo de mostrar a importância da prevenção da doença.
Entre as ações que ocorreram no autódromo foi a entrega de material informativo e a distribuição de laços cor de rosa, símbolos do movimento Outubro Rosa, para todo o público.
Um dos destaques foi a utilização de um carro-madrinha Chevrolet Cruze adesivado nas cores do movimento, que foi conduzido pela piloto e atriz global Maria Christina Moreira durante a volta de apresentação da corrida.
A bandeira quadriculada trocou o tradicional branco e preto pelas cores rosa e branco e foi acionada por uma paciente em tratamento contra o câncer de mama. Por fim, os três primeiros colocados da etapa seguraram uma bandeira, no pódio, com a mensagem de que a prevenção precisa ocorrer todos os dias.
Números impressionam
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), as estimativas de incidência do câncer de mama para o ano de 2019 indicam o surgimento de pelo menos 59.700 novos casos, o que representa 25% dos cânceres em mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Para conscientizar mulheres e comunidade sobre o câncer de mama, neste ano, o CEONC Hospital do Câncer realiza campanha denominada “Outubro Rosa é todo dia”, como forma de reforçar a ideia de que para a prevenção, não há mês ou data específica – todos os dias, são dias para se cuidar.
De acordo com o médico oncologista do CEONC, doutor Reno Paulo Kunz, o câncer de mama é facilmente detectado caso a paciente siga a rotina dos exames preventivos. “É importante que a mulher faça as mamografias a partir dos 40 anos e, antes disso, faça o autoexame. Essa também é uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce da doença”, indica Kunz.