A Vicar, empresa que organiza a Stock Car, anunciou nesta terça-feira (23/7) duas alterações no calendário 2019 em função de força maior. O tradicional Autódromo de Tarumã, na Grande Porto Alegre, será substituído pelo circuito paulista do Velo Città, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Já o Autódromo de Curitiba (PR) deixará o calendário para dar lugar a uma prova no traçado gaúcho do Velopark. As datas e o calendário completo estão abaixo.
As duas pistas constavam no calendário 2019, mas desde o começo do ano tinham a realização das provas pendente, devido à necessidade de solução de problemas específicos. No caso de Tarumã, o autódromo encontra-se sem homologação da CBA para competições nacionais.
Tradição
“A situação já existia quando definimos o calendário, mas, pelo respeito que temos por essa pista, e também por sua tradição, decidimos mantê-la na programação. Era nossa esperança de que houvesse uma solução, que não foi possível até esta data”, comentou Carlos Col, CEO da Vicar. “Estamos em nossa temporada de 40 anos e posso dizer que Tarumã era a praça onde nós mais desejávamos correr em 2019, por que a Stock Car nasceu lá em 1979. É um fato lamentável”.
Fatores excepcionais também prejudicaram a etapa prevista para Curitiba. “Este autódromo enfrenta um desafio nos últimos anos. No aspecto logístico e estrutural, Curitiba foi durante muito tempo uma boa pista para a realização de corridas no Brasil. Mas por alguns motivos essa realidade vem mudando. Para correr lá em 2019 seria preciso um investimento muito superior ao de outras praças. Some-se a isso a questão de haver agora um fator ambiental específico, que coloca a realização de grandes eventos como o nosso em discussão. Então, até que essas e outras questões sejam solucionadas, pelo menos neste ano não podemos competir lá”, detalha Carlos Col.
11/08 – Campo Grande (MS)
25/08 – Interlagos, São Paulo (SP), Corrida do Milhão
15/09 – Velopark, Nova Santa Rita (RS)
20/10 – Cascavel (PR)
10/11 – Velo Città, Mogi Guaçu (SP)
24/11 – Goiânia (GO)
15/12 – Interlagos, São Paulo (SP), Superfinal