Stock retorna com vitória de Marcos Gomes

foto_25563693545_21790_foto

Na despedida do Autódromo de Curitiba, a Stock Car abriu a temporada 2016 com uma corrida movimentada e o pódio de 2016 com os mesmos titulares de 2015. Mesmo gripado, Marcos Gomes, atual campeão da Stock Car, e Antonio Pizzonia foram buscar o topo do pódio após largarem na quinta posição. As duplas de Khodair e Maurício completaram o pódio na estréia da temporada.

Antonio Félix da Costa foi, autor de uma das mais belas ultrapassagens da corrida. Colado em Guilherme Salas na reta principal, ele deu um verdadeiro drible no adversário atacando primeiro por fora e depois jogando para o lado de dentro. “Sou português como o Cristiano Ronaldo, pois”, riu. “Eu tinha que surpreender, porque com o push a ultrapassagem fica muito óbvia: o cara vai para dentro para defender e você tenta por fora. Então eu fingi que ia atacar por fora e no final acabei por dentro. Acho que ele arriscou um pouco mais e na freada chegamos a nos tocar, mas ficou tudo bem. Estou muito satisfeito com o resultado”, falou o português.

Ricardo Maurício partiu da pole position e manteve-se em primeiro até a parada para troca de pilotos e reabastecimento. No entanto, a liderança de Guilherme Salas durou pouco. Depois que Pizzonia o ultrapassou, Guilherme e Antonio Félix da Costa protagonizaram uma das disputas mais eletrizantes da corrida. Assim, Maurício e Salas fecharam o pódio.

“Foi um resultado excelente. Uma corrida que tinha muita gente com mais experiência que ele”, falou Ricardo Maurício, referindo-se ao parceiro Guilherme Salas. “Desde o começo estávamos sem o retrovisor do lado direito, que havia quebrado. Acabamos improvisando, mas nesta pista você realmente precisa dele para se defender, e foi exatamente pelo lado que fomos ultrapassados pelo Félix da Costa. De qualquer forma, este começo de ano mostrou que estamos com um carro competitivo, o que é importante. Claro que a vitória seria muito bom, mas eu queria parabenizar o Salas, que andou bem o fim de semana inteiro. Ele foi exemplar, se adaptou rápido, mostrou-se veloz desde a quinta-feira e foi muito bem”, elogiou.

Destaque do ano passado na Copa Petrobras de Marcas, foi a segunda participação de Salas na Corrida de Duplas – ano passado ele havia sido convidado por Popó Bueno e havia conseguido um terceiro lugar no grid. O piloto de Jundiaí (SP) espera que o resultado obtido neste domingo ajude no prosseguimento de sua carreira. “Foi muito bom, até mesmo para o meu futuro. Agora vamos ver o que será este ano. O objetivo é conseguir alguma coisa na Stock Car”, disse.

Ricardo Zonta e o belga Laurens Vanthoor terminaram a corrida na sétima posição, uma à frente de seus companheiros de equipe Átila Abreu e Nelsinho Piquet, que largaram da última colocação. Vitor Genz/David Muffato, Lucas Foresti/Luiz Razia e Diego Nunes/Dennis Dirani fecharam os dez primeiros.

A Stock Car se despede em definitivo do Autódromo de Curitiba e volta à carga em pouco mais de um mês com a segunda etapa da temporada – a primeira rodada dupla – no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), no dia 10 de abril.

Resultado da Corrida de Duplas*
1) 80 Marcos Gomes/Antonio Pizzonia (Voxx Racing Team) – 46 voltas em 1h06min42s638 (média de 152.9 km/h)
2) 18 Allam Khodair/Antonio F. Costa (Full Time Sports) – a 1s398
3) 90 Ricardo Mauricio/Guilherme Salas (Eurofarma RC) – 2s149
4) 88 Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Voxx Racing Team) – a 12s394
5) 29 Daniel Serra/Danilo Dirani (Red Bull Racing) – a 15s920
6) 10 Ricardo Zonta/Laurens Vanthoor (Shell Racing) – a 17s271
7) 51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr (Shell Racing) – a 17s947
8) 46 Vitor Genz/David Muffato (Eisenbahn Racing Team) – a 18a348
9) 12 Lucas Foresti/Luiz Razia (Full Time-ProGP) – a 18a731
10) 70 Diego Nunes/Dennis Dirani (União Química Racing) – a 19s320
11) 8 Rafael Suzuki/Franco Vivian (Vogel Motorsport) – a 23s034
12) 28 Galid Osman/Damián Fineschi (Ipiranga-RCM) – a 23s237
13) 5 Denis Navarro/Felipe Maluhy (Vogel Motorsport) – a 6s681
14) 110 Felipe Lapenna/Marco Cozzi (Hot Car Competições) – a 29s710
15) 21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (Ipiranga-RCM) – a 30s236
16) 45 Fabio Carbone/Vicente Orige (Mico’s Racing) – a 31s269
17) 74 Popó Bueno/Beto Gresse (Cavaleiro Racing) – a 33s054
18) 65 Max Wilson/Vitor Meira (Eurofarma RC) – a 39s52s
19) 6 Alceu Feldman/Tarso Marques (Mico’s Racing) – a 44.749
20) 111 Rubens Barrichello/Augusto Farfus (Full Time Sports) – a 3 voltas
21) 66 Felipe Guimarães/Duda Pamplona (Full Time-ProGP) – a 6 voltas
22) 77 Valdeno Brito/Maxime Martin (TMG Motorsport) – a 6 voltas**
23) 26 Raphael Abbate/Nicolas Costa (Hot Car Competições) – a 7 voltas

NÃO COMPLETARAM
24-) 1 Thiago Marques/Cesar Ramos (RZ Motorsport) – a 13 voltas
25) 7 Beto Cavaleiro/Sergio Jimenez (Cavaleiro Racing) – a 14 voltas
26) 4 Julio Campos/Allan Heillmeister (C2 Team) – a 17 voltas
27) 0 Cacá Bueno/Ricardo Sperafico (Red Bull Racing) – a 17 voltas**
28) 9 Guga Lima/Tuka Rocha (TMG Motorsport) – a 18 voltas
29) 83 Gabriel Casagrande/Marcio Campos (C2 Team) – a 23 voltas
30) 3 Bia Figueiredo/Beto Monteiro (União Química Racing) – a 27 voltas
31) 14 Luciano Burti/Felipe Giaffone (RZ Motorsport) – a 43 voltas
32) 63 Nestor Girolami/Franco Girolami (Eisenbahn Racing Team) – a 43 voltas
MELHOR VOLTA: Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (21), 1:20.401 (165,4 km/h)

** #0 e #77 punidos com a perda de 20 segundos no tempo total de prova por irregularidade no procedimento de pit stop
*Resultados sujeitos a verificações técnicas/desportivas