A Ford é pioneira no uso da tecnologia de imagem térmica – similar à usada pela polícia na busca de criminosos – para encontrar e eliminar vazamentos na cabine dos veículos. O resultado é uma rodagem mais silenciosa e sem ruídos de vento, um dos pontos chaves para a percepção de qualidade e satisfação do cliente.
As imagens térmicas são feitas com câmeras que registram o calor no ambiente, capturando a radiação na forma de imagens infravermelhas, similares às da polícia. No testes da Ford, os vazamentos aparecem como pontos de calor quando o ar aquecido escapa da cabine, como mostra o vídeo disponível neste link (em inglês): http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UHw0qo8dd4g.
O Sistema Global de Pesquisa de Qualidade da Ford mostrou que o Novo Fusion teve uma aprovação 15% melhor quanto ao silêncio interno que o seu principal concorrente no mercado norte-americano. A pesquisa perguntou aos proprietários das principais marcas e modelos quais os problemas encontrados no veículo e o seu nível geral de satisfação após três meses de uso.
“A Ford está redefinindo nossos veículos com inovações que melhoram a experiência de dirigir e aumentam a economia de combustível e ferramentas que ajudam a criar veículos melhores”, diz William Dedecker, supervisor de engenharia de ruídos, rangidos e vibrações (NVH).
A tecnologia de imagem térmica permite à polícia enxergar através da vegetação e em becos escuros. Um criminoso escondido na noite pode não ser visível a olho nu, mas a imagem térmica detecta o calor do seu corpo.
Inspirada nas empresas de energia que usam a imagem térmica para encontrar vazamentos de ar nas casas, a Ford levou essa tecnologia para os veículos. Os engenheiros injetam ar quente na cabine e fazem imagens térmicas para ver onde o ar está escapando. Assim, podem testar vários métodos de contenção, por meio do design e materiais de isolação.
“Somos a primeira montadora a usar essa tecnologia para detectar vazamentos de ar”, diz John Crisi, engenheiro de NVH da Ford. “É um exemplo dos métodos inovadores que estamos usando para dar aos clientes uma experiência de direção mais agradável. Com as câmeras, conseguimos detectar aberturas pequenas que não poderiam ser identificadas de outra forma.”
Sem vazamentos
Além de reduzir o ruído, a selagem de vazamentos de ar aumenta a eficiência dos sistemas de aquecimento e refrigeração da cabine e elimina a perda de energia, como acontece nos sistemas de climatização prediais.
Antes dessa tecnologia, os engenheiros da Ford injetavam fumaça na cabine para observar vazamentos, junto com o auxílio de estetoscópios especiais para ouvir a passagem de ar. A imagem térmica permite resultados mais consistentes e rápidos para agilizar o tempo de desenvolvimento. Os engenheiros identificaram várias áreas chaves suscetíveis aos vazamentos, como teto solar, janelas, borrachas das portas, tampa do porta-malas e base do para-brisa.
“O ruído de vento é algo que o motorista realmente pode sentir como um ponto negativo quando dirige”, diz Crisi. “Usando a tecnologia de imagem térmica, a Ford pode oferecer uma rodagem mais suave e silenciosa para os clientes.”