Toyota Prius: primeiro carro híbrido do mundo e o mais vendido

O primeiro carro híbrido produzido em série no mundo, o Toyota Prius foi lançado no Japão em 1997 e no resto do mundo, em 2001, ganhou tração nas quatro rodas. O modelo, que é o híbrido mais vendido em todo o mundo, já tinha sido apresentado no Salão de Los Angeles em 2018.

O sistema de tração não é exatamente o tradicional 4X4 nem tem a “vontade” de enfrentar todos os terrenos.

A tração continua na dianteira, mas ganhou um motor de apenas 7,2 cavalos, que alimenta o eixo traseiro, sem qualquer ligação física entre os dois eixos de tração. Ele serve para alimentar o eixo traseiro nas saídas, pistas úmidas com pouca aderência ou em velocidades mais baixas. A tração “integral” atua até 10 quilômetros por hora.

Mas, segundo a marca, se até 70 quilômetros por hora a eletrônica entender que o carro está escorregando e a tração nos dois eixos vai ajudar na dirigibilidade, pode entrar em ação. Na verdade, o mesmo esquema eletrônico já é utilizado pela SUV RAV4.

No painel de instrumentos, o motorista pode acompanhar quando a tração “integral” entra em funcionamento, que é imperceptível o funcionamento. O motor extra, instalado perto do porta-malas, tira 45 litros da sua capacidade.

Além dessa nova tecnologia, a nova geração ganhou algumas mudanças no interior em tecnologia embarcada.