A Toyota Motor Corporation anunciou que as vendas de veículos híbridos no mundo atingiram a expressiva marca de 5,1 milhões de unidades. O resultado foi obtido no dia 31 de março, 15 anos após o primeiro modelo híbrido ser colocado em circulação, o Prius. A família Prius, aliás, é a principal responsável pela marca, com mais de 3,5 milhões de unidades comercializadas.
Pioneira na tecnologia, a Toyota desenvolveu os modelos híbridos para contribuir com as questões ambientais, que já naquela época se mostravam prioridade para a marca. Atualmente, a Toyota comercializa 19 modelos híbridos (plug-in ou não) em cerca de 80 países espalhados pelo mundo. Entre os principais mercados estão Japão, Estados Unidos e Europa.
Para se ter uma ideia da importância desse tipo de veículo para a Toyota, nesse ano 15% das vendas globais da marca foram representadas pelos híbridos. No Japão, o número é ainda maior e alcança a marca dos 40%.
Meio ambiente
Cálculos internos mostram que desde 1997 cerca de 34 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser lançados na atmosfera graças aos veículos híbridos que a Toyota produz. Além disso, segundo os mesmos cálculos, foram economizados 12 milhões de litros de gasolina.
Para aumentar ainda mais sua participação nesse segmento que ganha importância a cada dia, a Toyota pretende lançar mais 18 modelos híbridos até o final de 2015, além de expandir os mercados atuais.
A Toyota trouxe o Prius ao Brasil em janeiro de 2013. Desde seu lançamento, cerca de 100 unidades foram vendidas, o que mostra o interesse dos brasileiros por carros ecologicamente corretos.