UE ordena uso do ABS em motocicletas


A partir de 2016, os sistemas antibloqueio de frenagem (ABS) serão introduzidos como equipamento original para um número maior de motos na União Europeia. No início de março, foi aprovada uma legislação cujo objetivo é reduzir ainda mais o número de acidentes de trânsito. Só em 2011, cerca de 5 mil motociclistas morreram nas estradas da Europa. “A utilização do ABS pode impedir mais de um quarto de todos os acidentes de moto com danos pessoa is”, diz Gerhard Steiger, presidente da divisão Chassis Systems Control da Bosch, segundo estudo sobre acidentes conduzido pela empresa.
A Bosch fabrica o sistema antibloqueio de frenagem para motos desde 1994 e já vendeu cerca de 750 mil sistemas até hoje. Em 2010, a empresa lançou uma geração de ABS projetado especificamente para motos e, desde então, vem trabalhando no desenvolvimento continuo de funções adicionais que visam melhorar o desempenho do sistema. Também em 2010, a Associação Automobilística da Alemanha (ADAC) concedeu o prêmio “Yellow Angel” para a Bosch, na categoria “Inovação e Meio Ambiente” pela contribuição do sistema ao aumentar a segurança dos motociclistas.

Maior segurança
De acordo com a nova legislação da UE, será obrigatório instalar um sistema antibloqueio de frenagem para todas as motos que tenham motorização superior a 125 cc. A partir de 1° de janeiro de 2016, isso será aplicado em motos à s quais será concedida a homologação e, a partir de 2017, para todos os modelos.
Além disso, será exigido que veículos de duas rodas, com motorização de acima de 50 cc até 125 cc, tenham ABS ou pelo menos sistema de frenagem combinado (CBS – Combined Brake System). Esse sistema trabalha com os freios dianteiro e traseiro mecanicamente, resultando que ambas as rodas sejam simultaneamente desaceleradas durante a frenagem. No entanto, essa solução não regula a pressão do freio – o que significa que as rodas ainda podem travar. Após a ratificação pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho de Ministros da União Europeia, a norma já foi publicada no Diário Oficial e, portanto, está oficialmente em vigor.
Desde 2010, a Bosch tem fabricado o que, até agora, é o menor e mais leve sistema antibloqueio de frenagem para motocicletas do mundo. Essa versão do ABS geração 9 está disponível para di versos modelos de motos graças ao seu projeto modular padronizado, que possibilita oferecer soluções sob medida para as necessidades de cada fabricante.