Umicore desenvolve tecnologia para tratamento de partículas


A Umicore desenvolveu uma nova tecnologia capaz de tratar até 95% das partículas dos motores a gasolina, denominado GPF (sigla, em português, de Filtro de Partículas para Gasolina). A solução elimina as partículas de fuligem (carbono) que são emitidas pelos automóveis equipados com sistema de injeção direta, utilizado para aumentar a eficiência no consumo deste combustível. 

A tecnologia auxiliará as montadoras atenderem a mais nova legislação de emissão de poluentes (Euro 6) para veículos de passeio, que estabelece limites mais rígidos para o número de substâncias nocivas emitidas por veículo. 

Concebido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Catalisadores Automotivos da Umicore em Hanau (Alemanha), o projeto foi resultado de um estudo conjunto entre a Umicore e o instituto suíço EMPA (Laboratórios Federais de Ciência e Tecnologia de Materiais), e que contou, também, com o apoio de parceiros fornecedores de substratos e filtros e desenvolvedores de sistemas de gestão do motor. A combinação da tecnologia para o produto da Umicore com a eficiência de análise do instituto suíço EMPA resultaram em uma solução que atende estritamente todos os requisitos da nova legislação. 

“Testes extensivos em veículos foram executados para que pudéssemos entender os desafios para formatação desta tecnologia. Uma das grandes vantagens do motor com tecnologia de injeção direta e que passará a utilizar o GPF é que, além de ser mais eficiente na queima do combustível, o sistema contribui significativamente na redução de partículas de carbono”, afirma Stephan Blumrich, vice-presidente e gerente geral da Unidade de Catalisadores Automotivos da Umicore na América do Sul.