Up! TSI é destaque do Bubble Gun Treffen

ViewImage

A versão conceitual do Up! TSI, desenvolvido pela Volkswagen, foi o ponto alto da sétima edição do Bubble Gun Treffen (BGT7), um evento que reúne aficionados pelos modelos do Grupo Volkswagen, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, em Águas de Lindóia (SP).

“Esse protótipo é um exercício de design para promover a celebração do Up! TSI. Com equipamentos e visual exclusivos e vários componentes feitos artesanalmente, esse modelo tem o espírito do Bubble Gun Treffen”, explica Luiz Alberto Veiga, diretor de Design e Package da Volkswagen para a América do Sul.

O conceito foi elaborado com base em um Up! TSI com duas portas, que não é oferecido no Brasil, assim como a pintura com o nome “prata estelar”. Fosca e sem verniz, essa tonalidade possibilita uma leitura diferenciada da carroceria, segundo Veiga, pois é possível ver claramente a superfície do carro, mas sem a influência do reflexo.

A tonalidade cinza chumbo do teto, difusor traseiro, capa de espelhos e defletor também tem o mesmo tratamento. As rodas de 18 polegadas são um protótipo baseado no modelo oferecido no CC e também são escurecidas. “Com as rodas maiores, foi trabalhada a ‘atitude’ do carro, com uma suspensão mais baixa”, diz Veiga.

Na tampa do porta-malas e no brasão do para-choque dianteiro o destaque fica com o adesivo que remete a fibra de carbono. Chamam a atenção, ainda, as lanternas escurecidas e o logotipo TSI (na tampa do porta-malas e no capô) pintado de branco.

A cor marrom, presente nas pinças de freio, é a mesma utilizada internamente. De acordo com Veiga, esses detalhes fazem a conexão do exterior com o interior.

A cor da carroceria também está presente internamente, nos revestimentos das portas, painel e volante. Os aros do painel dos instrumentos combinados têm a mesma cor prata fosca. O interior, seguindo a filosofia do Speed Up!, é todo escurecido.

O conceito desenvolvido para o BGT7 conta com bancos bicolor, em preto e marrom, tons que aparecem também nas bordas dos tapetes e nos painéis e soleira das portas. A alavanca do freio de mão e a base da alavanca de câmbio são revestidas de vinil com aspecto de fibra de carbono.

Com exceção da suspensão, mecanicamente o conceito é idêntico ao Up! TSI de produção. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor é total flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cavalos a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cavalos à mesma rotação, com etanol. O torque máximo chega aos 16,8 kgfm, com gasolina ou etanol, disponíveis a partir dos 1.500 rpm.

Segundo informações da VW, o Up! TSI leva 9,1 segundos para alcançar de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol. Se abastecido com gasolina, ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.

Além do Up! TSI, a Volkswagen mostrou também o modelo Golf GTE.