Criada em 2015 pelo argentino Luca Cacifi, 28 anos, a InstaCarro é uma startup que surgiu como um modelo de negócio que pretende facilitar o comércio de automóveis, intermediando a relação entre o vendedor e o comprador. A plataforma permite a negociação do veículo usado com uma rede de mais de 1.500 concessionárias e lojistas que devem disputar pelo veículo através de lances via leilão on-line.
Os leilões da plataforma duram no máximo 90 minutos e o vendedor recebe o dinheiro em poucas horas, mas antes o vendedor deve comparecer em um dos onze pontos de avaliação da startup e fazer uma vistoria de 150 itens de seu veículo, a fim de definir o valor. Após a avaliação, o carro é colocado à venda em um leilão on-line dirigido exclusivamente para a revenda de automóveis onde serão enviadas as propostas e caso o vendedor aceite uma delas o carro é vendido, sem nenhum contato físico com o comprador.
A InstaCarro alcançou bons resultados no ano passado e projeta números ainda maiores para 2020. Foram 10 mil transferências de veículos somente em 2019 e a startup pretende dobrar o volume de negociações este ano. A expansão dos negócios virá da expansão territorial da InstaCarro que atualmente concentra seu atendimento a vendedores de carros do Estado de São Paulo