VW diminui produção de lixo no Paraná

image

A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais reduziu em 80% a destinação de resíduos para aterros industriais nos primeiros cinco meses de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. Desde o final do ano passado, todos os meses, cerca de 15 toneladas do lodo, gerado a partir do tratamento do esgoto sanitário e industrial, são encaminhadas para a indústria cimenteira, onde o material é utilizado no processo de fabricação do cimento. A iniciativa foi implementada após pesquisas realizadas por engenheiros da fábrica, que analisaram diversas alternativas para reduzir o envio de resíduos para aterros industriais.

A fábrica gera dois tipos de esgoto: o sanitário (banheiros, vestiários e cozinha) e o industrial (gerado nos processos produtivos). Esses efluentes são encaminhados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada dentro do perímetro da unidade, onde o material passa por um processo físico-químico e biológico, em que bactérias fazem a sua decomposição. O lodo é um subproduto desse processo.

Como o material atende a todos os requisitos legais para utilização em fábricas de cimento, a unidade estabeleceu parceria com uma cimenteira de Balsa Nova, localizada a 50 km da capital paranaense, onde o lodo é misturado a outros materiais, servindo como combustível para alimentar os fornos utilizados na fabricação do cimento (processo conhecido como co-processamento). A empresa garante que a iniciativa foi acompanhada pelos órgãos ambientais responsáveis.

 Além do lodo, os resíduos industriais gerados pela fábrica são compostos por outros materiais que também são encaminhados para co-processamento como borra de tinta, cola, polímeros e borrachas; além de materiais recicláveis como sucata metálica, papel, madeira, plástico, vidro, lâmpadas, pilhas e baterias, ponteiras de cobre, solventes e óleo lubrificante. Com o envio mensal do lodo para co-processamento, a fábrica de São José dos Pinhais passou a reciclar ou reaproveitar, de acordo com a empresa, 98% de todo o resíduo gerado, atingindo a meta estabelecida pelo programa global “Think Blue. Factory.” – que determina que todas as fábricas do Grupo Volkswagen reduzam em 25% seu indicador ambiental de geração de resíduos até 2018, em relação a 2010.