VW leva turnê cultural KulturTour para Vinhedo

imagem610

 

A Volkswagen do Brasil, o Banco Volkswagen e a MAN Latin America patrocinam a turnê cultural “KulturTour”, que estará na Praça Santana, em Vinhedo (SP) – cidade onde a Volkswagen tem seu Centro de Peças e Acessórios  –  de 21 a 25 de agosto. Nesses dias, o caminhão VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, estilizado e equipado com um palco retrátil, receberá o público em programação cultural gratuita direcionada a diversas idades. O “KulturTour” é um dos destaques da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram”, que tem a Volkswagen do Brasil como patrocinadora premium.
O caminhão está levando a cultura alemã a 17 cidades brasileiras, durante um ano, propiciando o diálogo cultural entre os dois países por meio de diversas ações. A Volkswagen também cedeu uma pick-up Amarok para transportar artistas durante o “KulturTour”. Realizada pelo Goethe-Institut e pelo Ministério da Cultura (MinC), a turnê  teve início em maio deste ano.

Programação
Durante um ano, em cada uma das 17 cidades por onde passa o caminhão, pessoas de todas as idades conferem apresentações de artistas dos dois países, DJs, cinema ao ar livre, contação de histórias, workshops e um lounge de leitura com acervo de 1.000 publicações. A turnê também traz a exposição “Alemanha na Mala”, a qual permite que o visitante conheça um pouco mais sobre o idioma alemão por meio de curtas-metragens, histórias, música e poemas.

vinhedo

O caminhão VW Constellation 19.390, fabricado pela MAN Latin America, com carroceria de 15 metros, foi especialmente equipado para a turnê do “KulturTour” com palco retrátil e sua fachada foi transformada pelos expoentes da street art Carlos Dias (Brasil) e Jim Avignon (Alemanha). Envolvido com grafite, sticker art, videoarte e web art, Carlos Dias já participou da exposição “De Dentro Para Fora” (Masp, 2009) e “Novo Muralismo Latino-Americano” (Memorial da América Latina, 2006) e fez neste ano sua primeira individual no Paço das Artes. O berlinense Jim Avignon é considerado um ícone da arte pop, com trabalhos que misturam caricatura, arte gráfica, arte de rua e toy art. Seus trabalhos já foram expostos em museus de arte contemporânea do mundo inteiro, inclusive na cerimônia da nova abertura do Estádio Olímpico de Berlim, em 2004.
Com uma programação inovadora e multifacetada, o “KulturTour” é dirigido a um público amplo e procura apresentar o que há de mais atual na cena artística contemporânea alemã. A mostra de cinema ao ar livre, por exemplo, apresenta tendências diversas nas áreas de arte urbana, futebol e sustentabilidade. O programa de música do “KulturTour” reflete o incrível cenário de inventividade e vanguarda da música eletrônica da Alemanha.

Durante todo o ano, o tour é acompanhado pelas mídias sociais (Facebook.com/goethebr e #kulturtour) e os visitantes podem postar comentários, fotos e vídeos. Estudantes das cidades onde o caminhão passa também são envolvidos na divulgação das atrações e na participação em concursos.
Após Vinhedo, o caminhão parte para as cidades do Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES). No Norte e Nordeste, receberão a turnê Salvador (BA), Recife (PE), Campina Grande (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), São Luis (MA) e Belém (PA). Mais informações, no website http://kulturtour.com.br/.

Confira a programação em Vinhedo

Data: 21 a 25 de agosto de 2013

Local: Praça Santana, Vinhedo (SP)

Quarta Feira – 21/8

10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias 16h Contação de Histórias Cinema*:

18h Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

18h15 Krabat, 2008

20h Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação Conhecendo a Europa inteira em 90 minutos:

20h10 One Day in Europe [Um dia na Europa], 2004

Quinta Feira – 22/8

10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias Cinema*:

18h Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

18h15 Schneewittchen [Branca de Neve], 2008

20h Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação O clássico de Werner Herzog: 20h10 Fitzcarraldo, 1981/82

Sexta-feira – 23/8

10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias Cinema*:

18h Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

18h15 Wer früher stirbt ist länger tot [Quem morre mais cedo, fica morta mais tempo], 2006

20h Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação Futebol alemão no cinema:

20h10 Das Wunder von Bern [O milagre de Berna], 2003

Sábado – 24/8

10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos

10h30 Contação de Histórias

15h Apresentação da Oficina de Teatro

a partir de 16h Curta o pôr do sol com uma seleção de DJs alemães e brasileiros

Domingo – 25/8

10h Visite a Biblioteca, Instalação Interativa, Jogos, Alemanha na Mala, Sessão de Vídeos 10h30 Contação de Histórias

16h Contação de Histórias Cinema*:

18h Senha verde [curtas-metragens para crianças], 2012

18h15 Das fliegende Klassenzimmer [A sala de aula voadora] 20h Curtas-metragens da série: Clima, Cultura, Transformação 20h10 Whisky mit Wodka [Uísque com vodca], 2007/2008

* Todos os filmes serão exibidos em alemão com legendas em português. Os filmes exibidos depois das 20h são indicados para público a partir de 16 anos.